Posted: 29 Aug 2011 10:01 AM PDT A votação das contas do prefeito Deraldino deverá ser, de longe, o principal assunto político desta semana em Ipiaú. A Câmara de Vereadores deverá apreciar em sessão ordiária nesta quinta feira (01) as contas do Executivo referentes ao período 2009, após os referidos documentos terem sido, em primeira instância, reprovados e, pouco depois, aprovados em polêmico parecer do conselheiro Fernando Vita, do Tribunal de Contas dos Municípios. Na ocasião do primeiro parecer, o conselheiro chegou a citar em sua justificativa supostas “ilicitudes” que teriam sido cometidas pelo prefeito de Ipiaú. Para quem observa de longe, existem hoje um sem número de especulações sobre como estaria correndo nos bastidores a apreciação desses documentos, especialmente levando em conta o posicionamento político de cada vereador. Analistas políticos experientes não arriscariam prever com exatidão o resultado da votação desta quinta feira, que poderá fortalecer ou tornar inelegível o prefeito de Ipiaú. O Jornalista José Américo fez um breve retrospecto do momento político atual de cada vereador na tentativa de entender em que circunstâncias estes deverão se apresentar no plenário da Câmara na próxima sessão ordinária. A análise aqui é calcada em critérios exclusivamente políticos. O lado técnico da análise das contas não foi levado em consideração: Raimundo Menezes Moreira ( PT do B )- O presidente do Legislativo ipiauense tem dado demonstrações inequívocas de estar integrando o grupo da oposição. Apesar de declarar-se atualmente como moderado, é de conhecimento de quem observa os bastidores da política local que Raimundo há tempos já não faz mais parte da base de sustentação de Deraldino na Câmara. Pela lógica política, seu voto deverá ser contrário à aprovação das contas. Carlos Bispo (PP) - Um voto considerado incerto políticamente, já que o vereador de Córrego de Pedras, apesar de estar filiado ao PP de José Mendonça, não estaria exatamente vivendo uma fase cordial com o ex prefeito e ex presidente da casa, certamente o mais expressivo defensor de um parecer contrário. Aloísio Teixeira Mendes (PT ) – O vereador petista tem dado mostras de que representa atualmente um apoio ao prefeito na Câmara. Apesar de seu partido já ter demonstrado contrariedade ao posicionamento de Aloísio, seria bastante justificável e lógico afirmar que ele votará pela aprovação das contas. Marcus Santos Passos (PSC) - Tradicional vereador de oposição e fiel escudeiro do ex prefeito José Mendonça, o voto de Nena Passos é previsívelmente desfavorável a aprovação das contas, principalmente visto que ele foi um dos que mais apresentaram denúncias contra a administração atual. |
O pré-candidato à prefeitura de Dário Meira, Paulo Johnson Viana, rebateu com uma série de acusações as insinuações do vice-governador Otto Alencar contra o seu irmão, o juiz federal Salomão Viana. “Posso afiançar que o descontrole emocional demonstrado pelo Dr. Otto Alencar, com certeza, é em decorrência do mesmo estar sempre afeito a realizar coisas erradas”, disse em nota enviada ao Bahia Notícias.
O articulador do PSD na Bahia acusou Salomão, juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), de não ter agido com imparcialidade ao pedir a revisão das listas de apoio à legenda em 313 municípios baianos, fato que pode atrasar o registro da sigla no estado.
Viana negou que Otto seja seu inimigo político ou que tenha qualquer grau de parentesco com Wildes Alencar, marido da atual prefeita do município de Dário Meira. “Dr. Otto Alencar mente!!”, disparou. Para ele, o vice-governador empreenderia uma tentativa de “politizar, o que tem que ser resolvido e esclarecido dentro dos parâmetros jurídicos”. Ainda segundo Viana, seu irmão, que “nunca fora afeito a politicalha”, não cederá ao que chama de “pressão” feita pelo presidente do PSD baiano. Com informações do Bahia Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário