quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Partidos se unem para criar terceira via

Atualizada: 28/09/2011 01:09

Lílian Machado


tão pregada unidade para as eleições municipais de Salvador em 2012 ainda parece distante, diante do atual cenário de articulação dos partidos.

Um dia após os petistas terem promovido um almoço em apoio à pré-candidatura do deputado federal Nelson Pelegrino ao Palácio Thomé de Souza, lideranças do PSB, PCdoB, PTB e PV, e ainda do PR, almoçaram juntos no mesmo restaurante, justamente para traçar uma nova direção para o pleito do ano que vem.

Nos bastidores, a fala é de que os partidos estão enlutados com o PT e que se intitulam como uma terceira via, pelo fato de não estarem na administração do prefeito João Henrique (PP).

Estavam no encontro a pré-candidata do PCdoB, deputada federal Alice Portugal, o presidente do partido na Bahia, Daniel Almeida, os deputados federais Maurício Trindade (PR), o vice-prefeito Edvaldo Brito (PTB), o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) e a vereadora Andréa Mendonça (PV), que também postulam a Prefeitura.

Foram convidados, mas não puderam comparecer, os deputados federais Marcos Medrado (PDT) e Bispo Marinho (PRB), nomes já pré-lançados para 2012.

Aliada histórica do PT, a deputada Alice Portugal enfatizou que não seria viável que houvesse “apenas uma candidatura com um carimbo de oficialidade”. Segundo ela, as demais forças devem trabalhar pelas suas candidaturas. Mais cedo, em entrevista ao site Bahia Notícias, a comunista ao ser questionada sobre o almoço dos petistas disse que o cardápio não fazia parte de sua escolha. “Estou de dieta”, ironizou.

O deputado Capitão Tadeu também ratificou que a ideia é a de oferecer várias pré-candidaturas. “Para que a população possa escolher o melhor. A eleição de Salvador não pode ser um plebiscito”, disse, acrescentando que novas reuniões serão realizadas com o objetivo de socializar os interesses.

Já a presidente estadual do PSB, senadora Lídice da Mata, que não esteve no encontro, disse que não iria entrar em clima de disputa. “Não é por aí que passa a articulação. Não vou disputar almoço. Não há nada definido ainda. Ninguém faz estratégia sem saber como seu adversário vem. Almoço importante será depois do carnaval, quando tiver um cenário mais definido”, minimizou.

O vice-prefeito Edvaldo Brito justificou que se tratava de uma “aliança feita em nome da boa administração da cidade”. “E cada um de nós aqui tem uma grande contribuição a dar em determinada área específica”, frisou.

“Esse encontro é o escritório de transição da administração atual”, resumiu Andréa Mendonça. Já o deputado Maurício Trindade, que segue uma linha independente do PR disse que é preciso fazer um pacto de ajuda mútua.

“O que não podemos aceitar é que representantes de poderosos determinem quem são os candidatos e até decretem quem já ganhou”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário