terça-feira, 27 de setembro de 2011

Plantio direto reduz erosão em mais de 90%

Portal Dia de Campo - Kamila Pitombeira
Cultura de hortaliças se beneficia com a diminuição do custo de produção, de pragas e doenças

A técnica de plantio direto já é bastante disseminada no meio rural, principalmente quando o assunto é um sistema sustentável. No entanto, o assunto se torna mais específico quando falamos do plantio em hortaliças, tema de palestra realizada no dia 30 de agosto, na Fazenda Rio Grande, em Nova Friburgo (RJ). Segundo Nuno Madeira, pesquisador da Embrapa Hortaliças, a técnica apresenta diversas vantagens. A primeira delas é a redução dos processos de erosão em mais de 90%. Outra vantagem seria a economia de água, capinas e adubo.

— O plantio direto aumenta a quantidade de matéria orgânica no sistema. Com isso, o custo de produção fica mais baixo. De forma geral, pensamos em um sistema que busca saúde do solo e, consequentemente, da planta que irá se desenvolver sobre ele. Então, em vez do sistema de preparo do solo convencional, com aração, gradagem e enxada rotativa, fazemos o preparo biológico utilizando plantas de cobertura, seguido do manejo dessas plantas, seja por roçada ou pela dessecação — afirma o pesquisador.

Nesse sistema, o plantio é feito no meio da palha e o único cuidado adicional em relação ao plantio convencional seria o preparo da palhada que precisa de um período entre 40 e 70 dias para ser feita.

— Essa técnica promove um sistema mais saudável, já que contamos com mais matéria orgânica e diversidade de planta. Além disso, a dispersão de doenças e pragas é reduzida — conta.

De acordo com Madeira, a ocorrência de doenças diminui à medida que diminui o escorrimento de água, o que provoca respingos que batem no solo e propagam esporos de fungos, por exemplo. No caso das pragas, o combate seria feito devido ao maior número de obstáculos e diversidade. O pesquisador fala também sobre dados de pesquisas que mostram uma redução de 10% a 20% do custo de produção ao utilizar a técnica.

— A técnica do plantio direto contribui para a formação de um sistema mais saudável. Esse é um benefício para a agricultura e para a sociedade — conclui ele.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Hortaliças através do número (61) 3385-9000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário