quarta-feira, 28 de setembro de 2011

OS PERCALÇOS DA NOSSA MÍDIA DE CADA DIA

Para uma informação concisa principalmente na pronuncia como é o caso do radio e na escrita como é o caso dos jornais, revistas, blogs e etc. um erro de pronuncia e/ou escrita pode comprometer uma noticia por isso veja o que diz o minidicionário nos exemplos abaixo:
Segundo Sergio Ximenes no minidicionário da língua portuguesa da editora Ediouro a palavra:
Fossa significa cavidade no solo: cova. 2. Espécie de poço para o despejo de materiais fecais, etc. 3. anat. Nome comum acerca da cavidade do corpo 4. Brás. Gír. Forte abatimento moral.
E a palavra fóssil adj. 1. Petrificado. sm 2. Vestígio petrificado de ser vivo que habitou a terra na pré história, ou antes, dela 3. Fig. indivíduo antiquado, retrógado [p] fosseis.
Fosso (ô) sm. 1. Cavidade ao redor de um terreno ou fortificação, e que serve de limite ou defesa, etc. 2. Valado. [P]. Fossos.
Quando estou em Jitaúna ou fora sempre leio os jornais blogs e também ouço as rádios regionais e locais e venho percebendo que por pouca formação ou por descuido na maioria das vezes nossos Blogueiros, locutores, jornalistas e radialistas como no caso de uma noticia varias vezes divulgadas na radio comunitária de Jitaúna onde o jornalista informa que no Bairro Adelino Henrique de Santana; as casas possuem fósseis nos fundos das casas fazendo uma descoberta que traria para o nosso município pesquisadores e antropólogos de todo o mundo e funcionários do IML local e a policia civil do município para averiguar a existência de fósseis na localidade.
O que temos em todo o bairro é muito fosso já que não existe no bairro esgoto geral e os moradores jogam esgoto a céu aberto Por falta de política publica incapacidade do poder publico.
Sabemos que a mídia tem um papel de fundamental importância para a nossa vida, principalmente para quem precisa manter-se informado, reconhecemos a sociolingüística e sabemos da importância dela para comunicação e qual foi o processo que nos trouxe até aqui.
Por isso precisamos ter cuidado ao produzir um texto ler, reler, e treler o mesmo e em tempo corrigir várias vezes para não cair no descuido e mesmo no descrédito por publicar noticias dúbia com erros crassos, já que é inevitável um erro principalmente por falta de experiência, formação e/ou descuido. Percebemos nos erros principalmente no citado aqui a pouca pratica de leitura e a e falta de habilidade na produção textual.
JUCINEY CARDOSO
GRADUADO NO CURSO DE LETRAS PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário