quarta-feira, 28 de setembro de 2011

NEGÓCIO BANCÁRIO SE DESLOCA PARA EMERGENTES

| Author: Gidasio Silva.
A reportagem que o Vermelho reproduz abaixo, revelando o deslocamento da “indústria bancária” para a Ásia e os emergentes, sugere que o poder industrial é, na realidade, o pressuposto do poder financeiro.

Não é apenas a produção mundial que está se deslocando para os países emergentes - a indústria bancária também. Os bancos nos principais países em desenvolvimento detêm um terço das receitas globais e até 2020 obterão quase a metade delas, prevê um estudo da consultoria McKinsey, com base no desempenho dos 300 maiores bancos do mundo, alocados em 79 países. Mais: são os bancos nos países emergentes que garantirão 60% do crescimento esperado para o setor nessa década.

As fronteiras bancárias estão se movendo principalmente em direção à Ásia e Pacífico, que contribuirão com 39% da expansão esperada entre 2010 e 2020. A América Latina será responsável por 11% do crescimento, com o restante a cargo dos Estados Unidos (23%) e Europa (15%). Os bancos chineses terão 16% das receitas de US$ 6,8 trilhões estimadas para 2020, enquanto que seus congêneres emergentes obterão outros 31%… (Leia mais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário