quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sérgio Carneiro desiste de vaga do TCU


Publicada: 01/09/2011 00:47| Atualizada: 01/09/2011 00:34
Fernanda Chagas
O deputado federal Sérgio Carneiro (PT) anunciou ontem, para surpresa de muitos, que não disputará mais a vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo Sérgio, o fato de ele ter se tornado relator da Comissão Especial do novo Código de Processo Civil tornou-se incompatível com a sua intenção de ingressar no TCU.

“Fui confirmado hoje (ontem) e empossado como relator da Comissão Especial do novo Código de Processo Civil (CPC) na Câmara e cheguei à conclusão que a honrosa tarefa de relatar o CPC, torna incompatível a manutenção de minha candidatura ao cargo de ministro do TCU. O novo CPC é um dos mais importantes documentos do nosso ordenamento jurídico. Quero fazer um trabalho sério e servir ao País da melhor forma”, justificou.

O deputado complementou ainda que, como advogado, a relatoria do novo CPC será de suma importância. “Terei a compreensão de toda a classe jurídica sobre a desistência ao TCU”. Contudo, vale destacar que com a decisão, o petista fica liberado para conversar com os defensores de sua candidatura para a prefeitura de Feira de Santana.

Conforme a Tribuna havia antecipado, estariam enormes as pressões para que ele deixe o PT e aceite disputar a sucessão municipal na Princesa do Sertão por outro partido, já que no Partido dos Trabalhadores é tido como certo que travará nova batalha com o deputado estadual Zé Neto, preferido, inclusive, do governador Jaques Wagner.

Entre as alternativas estariam nada menos que quatro partidos da base aliada: PCdoB, PP, PSB, PSD e o PSC, partidos que teriam resistência em apoiar Zé Neto. Questionado se a sua desistência tinha relação com o embate em 2012, o parlamentar, que não esconde o desejo de ser protagonista no embate pela prefeitura de Feira, negou qualquer tipo de relação e voltou a reforçar que não tem pretensão de sair do PT.

No entanto, em entrevista recente a este jornal admitiu que, embora concentrasse forças na tentativa de ser alçado à condição de ministro do TCU, caso o jogo virasse em Feira e viesse a ser cogitado a entrar na disputa, optaria pela disputa municipal.

Legendas como o PCdoB e PSC já deixaram claro que as portas estão abertas para o petista. “Nunca conversamos sobre este assunto, mas seria uma honra para qualquer agremiação política ter em seu quadro uma figura honrada como Carneiro. Penso que ele não encontraria portas fechadas em nenhuma sigla, muito menos no PCdoB”, disse o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida. Rumores dão conta ainda de sua ida para o PP, de Mário Negromonte e de seu irmão, o prefeito João Henrique, não estaria descartada.

Nesse caso, ele levaria com ele, o seu pai, o senador João Durval, que anda insatisfeito com o ninho pedetista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário