terça-feira, 27 de setembro de 2011

2ª Conferência Territorial de Juventude do Médio Rio de Contas acontecerá neste domingo, 02

Jovens de todas as idades do Território Médio Rio de Contas estarão reunidos neste domingo (02/10), em Jequié, no Colégio Estadual Luiz Viana Filho, às 08h, para discutirem políticas públicas para a juventude, durante a etapa territorial da Conferência Estadual de Juventude. Nesta etapa, serão aprofundadas as discussões sobre o Plano Estadual de Juventude e apontadas as prioridades de cada localidade. O plano é resultado da primeira conferência estadual, realizada em 2009. Este documento tem cinco eixos: Da emancipação e autonomia juvenil; Do bem estar juvenil; Do desenvolvimento da cidadania e organização juvenil; Do apoio a criatividade e Do reconhecimento das diversidades.

Segundo o Coordenador de Políticas para a Juventude, Vladimir Costa Pinheiro, será discutido a implementação das diretrizes e prioridades, definidas no documento, em cada um dos Territórios de Identidade. Após os debates, será elaborado um conjunto de proposições, que serão encaminhadas ao poder público em suas três esferas.

O Secretário Estadual de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, afirmou que a Bahia é o estado mais avançado em políticas estaduais da juventude. De acordo com ele, o Plano Estadual de Juventude foi convertido no Projeto de Lei 18.532/2010, que está em tramitação na Assembléia Legislativa. Com a aprovação, o documento deverá orientar o governo estadual na execução das prioridades para os jovens.

Para Tiago Henrique, representante da Comissão Pró-Conselho Municipal de Juventude de Jequié-BA, é importante os debates para a consolidação das políticas públicas para a juventude. “A democracia se faz ouvindo os segmentos. E o da juventude sempre foi criticado e desvalorizado. Mas agora com estas conferências estamos dando um passo muito grande nas discussões de políticas publicas para os jovens”.

As Conferências Territoriais são preparatórias para a 2º Conferência Estadual de Juventude, que será realizada em Salvador nos dias 28, 29 e 30 de outubro. Na ocasião, os jovens baianos terão um espaço aberto para dialogar, debater e ajudar o governo estadual e federal na elaboração de políticas públicas. No mês de dezembro, em Brasília, acontecerá a Conferência Nacional de Juventude.
Por Tiago Henrique
Jornalista



EM ANEXO:

- Resolução para os Municípios que não realizaram as Conferência Municipal;

- Programação da Conferência Territorial;

- Texto-Base;

- Regimento Interno;

- Logomarca;

- Banner.



Tiago Henrique

Jornalista
Assessor de Imprensa da APLB/Sindicato - Jequié-BA
www.aplbjequie.com.br
(73) 9116 3856 / 8128 6066 / 3525 5952 / 3526 1606

Nenhum comentário:

Postar um comentário