A reportagem do IPIAU ON LINE foi procurada por membros da diretoria da escola Dom Bosco, estabelecimento que soma 34 anos de excelência em serviços prestados à Educação de Ipiaú e região.
No contato, representantes da escola comentaram a respeito de problemas que tem sido gerados para alunos e pais de alunos a partir da pendência surgida a partir de um litígio entre a entidade e o colégio Rio Novo, que sedia a campus da UNEB de Ipiaú.
Segundo comentaram à nossa reportagem, o Dom Bosco concluiu recentemente a construção de duas salas de aula que estariam impedidas de funcionar pelo poder público municipal. O prefeito Deraldino Alves não teria dado licença ao funcionamento das novas salas por julgar que o terreno onde as mesmas foram erguidas pertenceria ao colégio Rio Novo.
A área onde hoje está estabelecido o Dom Bosco foi cedida verbalmente pela família do saudoso professor Salvador da Matta no final dos anos setenta. A partir do início de funcionamento do campus da UNEB, a demanda pela expansão da primeira universidade pública local gerou o litígio, já que a reitoria local, em convênio com os atuais proprietários do colégio Rio Novo, pleiteiam a devolução da área.
Por sua vez, a direção do colégio Dom Bosco alega possuir direitos constituídos através da Lei do Usocapião, devido ao tempo em que já estão em funcionamento no local e graças às benfeitorias que foram erguidas desde o início dos trabalhos.
Enquanto não se decide a querela, permanece um estado de tensão que afeta o alunado. ” As nossas novas sala de aula continuam fechadas. Não queremos acreditar que exista algum tipo de interesse político neste caso”, comentou um profissional da área ligado ao colégio Dom Bosco que preferiu não ter o seu nome revelado.