Com o aumento da popularidade no movimento, a Caravana da Cidadania segue com impacto redobrado a cada nova edição nos bairros de Ipiaú. É coisa nova esse negócio de político ouvir mais o povo do que falar. Aliás, o que mais o povo em Ipiaú tem, especialmente na periferia, é motivo para falar e reclamar.
A essa altura a iniciativa já se tornou o palanque preferencial do governador Jaques Wagner, especialmente lembrando que nela estão representados os principais partidos da base aliada no Governo do Estado, com a adição até mesmo de um partido que é oposição em níveis estadual e federal: o Democratas.
Como fato natural, a Caravana já virou também o principal manifesto político da oposição em Ipiaú e deverá decidir sem qualquer sombra de dúvida o andamento da campanha eleitoral 2012. Quem quiser falar em nome da oposição na cidade, obrigatóriamente tem que passar pelo portão do grupo formado por PT-PDT-PCdoB-PSB e DEM.  Não há outra alternativa.
Resta saber o que fará o grupo mendoncista, uma vez que este pleiteia paralelamente, em nome do Partido Progressista, um lugar ao lado do governador para a eleição deste ano. Mas como Wagner deixaria de estar ao lado de seus correligionários do PT para apoiar  os progressistas, ainda que tenha por estes apreço e simpatia?
Em algum momento José Mendonça e seus correligionários deverão ratificar o óbvio: sozinhos não poderão marchar na campanha. Ainda que confiando no carisma e potencial de votos que possam surgir de candidatos ligados ao ex prefeito, o PP apartado de seus potenciais aliados nadaria e morreria na praia devido à divisão dos votos.
Que posicionamento tomará o velho cacique quando decidir que precisa da Caravana tanto quanto a Caravana precisa dele é que permanece um mistério até aqui.
Como isso, fica o questionamento no ar: será que existe mesmo alguém na oposição de Ipiaú que esteja decidido a não fazer parte deste movimento?