quarta-feira, 28 de março de 2012

Jequie: depois da audiência, APLB marca assembleia geral para esta quarta 28

 



   

Mesa de negociação formada pela APLB, represenantes do Executivo, o vereador e pres. do Cons. Mun. de Educação.  Foto: Gicult
Mesa de negociação formada pela APLB, represenantes do Executivo, o vereador e pres. do Cons. Mun. de Educação. Foto: Gicult
Depois de ter defragrado greve a partir da segunda-feira 26, os professores da rede municipal de Jequié, através da APLB-Sindicato, participaram de uma audiência neste mesmo dia na Prefeitura, a partir das 10h, para discutir a pauta da campanha salarial. O ponto mais divergente foi a aplicação do índice de 22,22% na tabela do Plano de Carreira. O governo aceitou o percentual para os profissionais de nível 1, mas resistiu em aplicar os índices para toda categoria, conforme a lei do Plano de Carreira.








Negociação prolongada

Uma assembleia geral da categora marcada para às 16h desta segunda-feira não aconteceu por que a audiência foi retomada na tarde e se prolongou até às 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Com a participação das dirigentes da APLB, Claudenice, Carol e Maria José, e representante da Base, a professora Ângela Menezes, as discussões sobre o reajuste foram acompanhadas pelo vereador José Wanderley (PT), membro da Comissão de Educação da Câmara, e pela professora Vitória Brandão, presidente do Conselho Municipal de Educação. O Governo foi representado pelo vice-prefeito Eduardo Lopes, pela secretária de Educação Miriam Rotandano e pelo secretário da fazenda Givaldo Barros. Em clima de cordialidade, houve avanço em vários pontos, como o do governo aplicar o Piso no nível inicial da carreira, repassar o percentual integral dos níveis 3 e 4 e também agilizar a liberação dos processos de mudança de nível, os de enquadramentos e os de qualificação profissional. Firmado o consenso sobre alguns pontos, ficou decidido que o diálogo entre a APLB e o governo prosseguiria na terça.

Diálogo

Após a audiência, os participantes falaram da importância do diálogo para resolver o impasse. A secretária de educação Miriam, que intermediou a audiência com os integrantes do Executivo, disse que tudo será feito para que se chegue a um acordo o mais rapidamente possível. Já o vice-prefeito afirmou que o governo está observando a situação financeira para se chegar a reajuste que seja possível e venha a agradar a categoria. O vereador Wanderley, por sua vez, afirmou que as partes precisam chegar a um acordo, mas a Lei do Piso e do Plano de carreira dos professores devem ser respeitados. Na oportunidade, a professora Claudenice, diretora geral da APLB, falou que o sindicato quer a aplicação do Piso na carreira docente e também a celeridade dos processos de melhoria da vida funcional dos professores, uma reividicação antiga da categoria.

Assembleia

Para repassar os resultados da audiência para a categoria, o Sindicato marcou uma assembleia geral para a próxima quarta-feira 29, às 9h, na Câmara de Vereadores.

-------------
Obs.: A matéria acima foi atualizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário