segunda-feira, 18 de junho de 2012

ESTUDO INDICA ALTO ÍNDICE DE JOVENS COM RISCOS DE PROBLEMAS CARDÍACOS



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqNKHUx7PAlR_sMRgq1YaKVTSLBpwB_HsdAabvSfMUVWUkCNwrXx9QWuBtlKWSMhBJM9poMmyZqr0vHzHAIix8NXMcfTYcVkdcKQtE_Q0xwPZlsNKKQJVwvc33TkN-jaxzHR4CpKr3sgBj/s1600/coracao.jpg

A primeira fase de teste do Estudo sobre Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica) indicou que, um a cada quatro jovens apresenta alto risco para doenças do coração. Dos 90 adolescentes que já foram avaliados, 25% apresentam, de forma isolada ou em conjunto, quadros de obesidade, pressão alterada, índice de açúcar no sangue e colesterol fora do normal.

O Ministério da Saúde escolheu cinco cidades para avaliar o risco de doenças cardiovasculares entre pessoas com 12 e 17 anos. Na Bahia, o município escolhido foi Feira de Santana. As outras quatro localidades são: Rio de Janeiro, Botucatu, Cuiabá e Campinas. As avaliações são realizadas nas escolas e incluem medidas de peso, altura, circunferência de cintura, pressão arterial e exame de sangue, além do preenchimento de um questionário sobre hábitos alimentares e outras rotinas.

Os pais dos menores assinaram um termo de compromisso que autoriza a participação dos filhos na pesquisa. O estudo pretende avaliar as condições de saúde de 75 mil estudantes de 1.251 escolas públicas e particulares, distribuídas por 134 cidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário