terça-feira, 19 de junho de 2012

Estudantes da Educação Profissional apresentam ações pedagógicas no Festsol de Itororó




Aproveitando o momento junino e o grande fluxo de turistas na cidade, os estudantes dos cursos técnicos do Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga (Cetep), localizado em Itororó, participarão na próxima sexta-feira (dia 22) do Festival da Carne do Sol (Festsol), realizada na praça principal. O objetivo é apresentar ações pedagógicas desenvolvidas por eles, tecnologiais sociais, de baixo custo e que beneficiam a comunidade, além de prestar orientações sobre questões como cuidados com a saúde e orçamento familiar.

Por meio do projeto “Você + sacola permanente = a mundo melhor”, os estudantes dos cursos de Técnico em Agroecologia e Agroextrativismo, conscientizarão os participantes sobre o uso da sacola retornável em substituição à tradicional sacola de plástico. Também distribuirão sacolas feitas com lona, ensinando como materiais podem ser reaproveitados para evitar a degradação do meio ambiente. Os estudantes do curso Técnico em Agroindústria, como o projeto “Banana uma fruta versátil”, vão incentivar a comunidade para o consumo das diferentes espécies de bananas por conta de seus valores nutricionais e vão explicar a importância dessa fruta para a economia do Território de Identidade.

Os estudantes do curso Técnico em Informática prometem surpreender os visitantes com o projeto “Utilização Criativa de Sucata Eletrônica”. No stand, serão expostas peças produzidas a partir do lixo eletrônico, como os imãs de geladeira feitos com teclados de computadores quebrados que serão distribuídos no local gratuitamente. O projeto vai destacar também, a importância de descarte do lixo eletrônico de forma que não agrida o meio ambiente.

A importância do planejamento dos gastos domésticos e estratégias para o equilíbrio do orçamento familiar, serão informações dadas pelos estudantes dos cursos Técnicos em Administração e Cooperativismo. Os estudantes vão ensinar, por meio de uma tabela, como um orçamento doméstico pode ser feito evitando endividamentos futuros.

Já os estudantes dos cursos em Enfermagem e Nutrição vão dar informações importantes sobre as doenças sexualmente transmissíveis e como evitá-las. Irão distribuir preservativos e panfletos com receitas feitas com energético natural e guloseimas juninas nutritivas para que todo mundo aproveite bem as festas de São João. Serão dadas dicas para uma alimentação saudável como forma de aumentar a qualidade de vida da comunidade.

A diretora do Cetep, Rosana Santos, destaca que esta ação pedagógica, pautada na intervenção social como princípio pedagógico e no trabalho como princípio educativo, vai possibilitar aos estudantes praticarem os aprendizados adquiridos em sala. “É também uma forma de propagar a escola e de dialogarmos com a comunidade por meio das prestações de serviços e da troca de experiências”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário