terça-feira, 26 de julho de 2011

VEREADOR NENA PASSOS PROTESTA CONTRA CRIAÇÃO DA REGIAO METROPOLITANA EM JEQUIÉ


http://ipiauonline.com.br/wp-content/uploads/2011/07/nena.jpg

O atuante e combativo Vereador Nena Passos (PSC) mostrou-se indignado com as articulações que estariam sendo promovidas na Assembléia Legislativa da Bahia para criação da Regição Metropolitana de Jequié, englobando todos os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Vale do Rio de Contas que tem como sede regional o município de Ipiaú.

Para o Vereador Nena já está na hora de todos os municípios que não concordam com a supremacia absolutista e voracidade dos políticos da Cidade Sol em tornar os municípios que estão longe do seu entorno, um apêncide definitivo de sua sanha anexista se manifestarem de forma incisiva e definitiva contra esse atentado perpretado contra nossa soberania.

- “Não podemos mais tolerar, assistir omissos nossa independência ser ameaçada, nossos serviços públicos serem desativados, nossa dignidade ser maculada e nossos interesses arrastados para uma submissão prejudicial e contrária aos anseios dos ipiauenses e dos nossos vizinhos que se indentificam cultural, política, social e conomicamente mais conosco do que com Jequié. Fiz minha parte.

Peregrinei pelos gabinetes dos deputados estaduais na Assembléia Legislativa baiana entregando ofício onde denuncio os prejuízos que temos amargado ao longo dos anos, provocados por políticos descompromissados com nossas causas, apesar de receberem votos dos ipiauenses frequentemente” – Declarou o vereador.

Ainda segundo Nena – “Além do pedido de apoio contra a criação da Região Metropolitana de Jequié com a atual configuração, peço no ofício apoio aos deputados para a criação da Região Administrativa do Vale do Rio de Contas que teria – já é concesso entre os municípios integrantes do consórcio – Ipiaú como sede do Pólo Regional.

A criação da Região Administrativa oportunizaria a todos os muncípios da microrregião serem atendidos emIpiaú com serviços estruturais e indispensáveis para o cidadão, entre eles SAC e Ciretran além da reativação da Inspetoria do Tribunal de Contas dos Municípios e da Regional da Polícia Civil. Muito mais benefícios serão levados aos cidadões deste pólo regional, o que beneficiaria mais de cem mil pessoas”.

( Ascom Verador Nena Passos )

Clique abaixo para ler íntegra do documento protocolado pelo vereador:

Indignados, acompanhamos as articulações políticas nesta Assembléia Legislativa do Estado da Bahia em favor da tramitação de Lei Complementar propondo a Criação da Região Metropolitana de Jequié. Iniciativa coletiva dos deputados Euclides Fernandes (PDT), Leur Lomanto Júnior (PMDB) e Sandro Régis (PR). Todos com históricos de votações expressivas recebidas da família ipiauense.

Esta iniciativa conjunta é um contraponto à proposta do Deputado Marcelino Gallo (PT) que tenta criar a Região Metropolitana de Vitória da Conquista, incluindo Jequié como um município satélite. Porém, a intenção dos parlamentares é a de agregar municípios que tradicionalmente não compartilham valores culturais, econômicos, políticos e sociais, transformando-os em apêndice da Cidade Sol.

É oportuno registrar que Ipiaú é hoje um pólo regional que congrega 12 municípios com cerca de mais de 100mil habitantes: Barra do Rocha (14km), Ubatã (28km), Itagibá (22km), Dário Meira (42km) Ibirataia (14km) Jitaúna (24km), Nova Ibiá (43km) Aiquara (30km), Ibirapitanga (46km), Gongogi (45km), Itamari (58km) e Apuarema (40km) o que legitima sua vocação para liderar a criação de uma REGIÃO ADMINISTRATIVA composta dos municípios que integram ou não o Consórcio Intermunicipal Vale do Rio de Contas, um antigo sonho de todos nós.

Ao contrário de uma iniciativa que atenda aos reais interesses da nossa microrregião, nos pegamos, surpresos, por esta proposição de tornar parte dos municípios que estão mais interligados à Ipiaú numa espécie de submunicípios sob comando administrativo do vizinho Jequié. A experiência prática dos anos nos ensinou que devemos continuar buscando apoio para manutenção da nossa autonomia administrativa e política, uma vez que, decisões tomadas nessas áreas em favor de Jequié redundaram em prejuízos para o Município de Ipiaú com ações desfavoráveis aos interesses nossos e dos nossos vizinhos.

Para exemplificar citamos a perda do Escritório da antiga Telebahia (hoje OI), sinal da TV Santa Cruz, Delegacia Regional da Polícia Civil, Escritório Regional da Coelba, Inspetoria do Tribunal de Contas dos Municípios e Chefia da Embasa. Há articulações para nos tirar a Inspetoria Estadual da Fazenda e, mais grave, regionalizar o abate de gado, desativando nosso matadouro-abatedouro transferindo todo o abate do Vale do Rio de Contas para o abatedouro de Jequié. A continuar nesse ritmo é possível perdermos em breve os escritórios locais da ADAB e da EBDA.

Expostos os motivos pelos quais, na condição de Vereador – representante legal do povo ipiauense, conhecedor do posicionamento contrário da nossa gente à concretização deste atentado contra nós é que peço apoio pelo encaminhamento e aprovação de proposição criando a Região Administrativa de Ipiaú. Esse sim, o desejo de todos nós!

Com apreço.

Nena Passos


Vereador Líder do PSC


Relator da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento e Obras Públicas Secretário da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Redação Final e Direitos Humanos

pastas de documentos da contabilidade, que literalmente sumiram. Com informações do Notícias de Ubatã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário