quinta-feira, 28 de julho de 2011

Bacia do Rio das Contas figura na lista das mais poluídas do Brasil




Na última semana a Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou um estudo detalhado sobre as condições dos rios, lagos e reservatórios das principais bacias hidrográficas do Brasil. O diagnóstico apontou uma queda de 6% em relação à proporção de água de ótima qualidade encontradas nos pontos de estudo. A bacia do Rio das contas, segundo o diagnóstico feito, possui o Rio Jequiezinho e o Rio do Peixe classificados como péssimos em qualidade de água. Entre as causas das péssimas condições dos rios o estudo aponta o crescente lançamento de esgotos domésticos sem tratamento, à grande demanda de uso urbano e industrial e a escassez de corpos d’água (Nordeste).
A cidade de Jitaúna é banhada pelo próprio Rio das contas e por dois de seus afluentes: o Rio Preto do Criciúma e o Rio Preto da Costa. Todos eles recebem o esgoto sem tratamento lançado diariamente por nossa cidade. Um dos pontos mais críticos é sem dúvida a chamada Rua Beira Rio, situada em uma das margens do Rio das Contas. Nesse espaço é possível observar o assoreamento provocado, além da grande contaminação causada pelo esgoto. Outro ponto crítico é o percurso do Rio Preto da Costa, que recebe todo o esgoto do Bairro Novo, Rua da barragem, e proximidades.
Vale ressaltar que esse é o rio que fornece água a todos os moradores da cidade, mesmo assim o descaso se faz visível, quando se observa a quantidade de casas construídas a poucos centímetros das margens desses rios e a completa falta de qualquer tipo de conhecimento e interesse sobre o meio ambiente do Prefeito e do seu Secretário de Meio Ambiente, que sinceramente não seu se existe. Quanto ao governo estadual e federal, bem sabemos que políticas públicas a favor do meio ambiente nunca foram suas bandeiras!

Paz e energias positivas!

fonte:> desobedeça

Nenhum comentário:

Postar um comentário