Com o objetivo de homenagear as trabalhadoras rurais e as mulheres negras, neste dia vinte e cinco (25) de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e, também, dos Trabalhadores Rurais, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/BA) realizou o Encontro GERAÇÃO – Gênero, Raça, Campo e Ação, em Salvador.

A atividade debateu políticas públicas à luz dos dois eixos de trabalho da recém criada SPM, que são o enfrentamento a violência contra às mulheres e a autonomia das mulheres. Para a Secretária Lúcia, o encontro relembra a importância das trabalhadoras rurais e das mulheres negras na elaboração de programas voltados para estes segmentos. “É chegada a hora de reunir mulheres para garantir os avanços reais que modifiquem suas trajetórias e lhes garantam autonomia em todos os campos de suas vidas”, defende.

Durante o evento, aconteceram apresentações culturais, com a cantora Rebeca Taric e o Grupo Bom Viver, com o samba de roda do machucador da cidade de Cruz das Almas transformando a atividade em uma grande festa. Ao final do dia, personalidades femininas foram homenageadas com o Prêmio Maria Bonita, de reconhecimento às trabalhadoras rurais e às mulheres negras do estado da Bahia.

Flávia Azevedo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia