O baiano Luiz Gugé Fernandes é o novo diretor de Desenvolvimento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ele era superintendente regional do órgão na Bahia desde 2007 e sua nomeação para Brasília saiu no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25). Quem comemora a ida de Gugé para o Incra Nacional é o deputado estadual Marcelino Galo (PT), que considera a nomeação como mais uma representação de avanço do governo federal no que se refere à questão da Reforma Agrária.

“Gugé vem desenvolvendo um trabalho diferenciado no Incra da Bahia e dando avanço às políticas de reforma agrária e de extensão rural, e dialogando com os principais movimentos sociais que levantam a bandeira da reforma agrária ordenada e sustentável”, afirma o parlamentar petista, que ainda destaca a nova função de Gugé. “Ele vai coordenar as políticas de assentamento e infraestrutura dos projetos de reforma agrária em todo o Brasil. Um passo importante para reafirmar as políticas agrárias junto a movimentos sociais como o MST, MLT, MAB e CETA”.

Perfil do novo diretor

Formado em Agronomia, com mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Luiz Gugé tem relacionamento com as principais lideranças políticas desse segmento no Estado, como os deputados Valmir Assunção (federal), militante do MST e ex-secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, e Marcelino Galo (estadual), que inclusive já foi superintendente do Incra.

Antes de ir para Brasília, Gugé, de 47 anos, e funcionário de carreira do Incra desde 1994, já foi chefe da Divisão de Assentamento do próprio Incra e superintendente substituto no Estado, de 1997 a 2003, coordenador da CDA (Governo da Bahia) entre 2005 e 2007, e superintendente regional do Incra de 2007 até julho de 2011.

Ascom do deputado Marcelino Galo