domingo, 31 de julho de 2011

PF deflagra operação contra fraude em declarações de imposto

Publicada: 28/07/2011 09:57| Atualizada: 28/07/2011 09:57

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28), a Operação Monte Pascoal para cumprimento de três mandados de busca e apreensão com objetivo de desarticular quadrilha acusada de fraudar declarações do Imposto Sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) para a obtenção de restituições indevidas.

As investigações identificaram indícios da prática de crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica e formação de quadrilha. As equipes de buscas que se concentram nas cidades de Itabela e Guaratinga, no sul do Estado, contam com Auditores do Tesouro Nacional para identificação do material a ser arrecadado.

Escritórios especializados em elaborar declarações falsas do IRPF, assim constatadas pela Receita Federal do Brasil, são os alvos das buscas e das prisões dos responsáveis. Tais escritórios costumam captar interessados através da promessa de ganhos fáceis ou exclusão do contribuinte da “malha fina”. Pessoas recrutadas forneciam seus dados pessoais para que a quadrilha, por meio de declarações falsas, criasse restituições indevidas de imposto de renda.

Os beneficiados pelo esquema terão que devolver os valores recebidos indevidamente com juros e multas que chegam a 225% do valor devido, além de serem processados criminalmente. O valor estimado da fraude ultrapassa os cinco milhões de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário