quinta-feira, 3 de maio de 2012

Governo da Bahia busca assegurar a sobrevivência dos rebanhos do estado






 

Seca já afeta rebanhos na Bahia. Foto: internet
Seca já afeta rebanhos na Bahia. Foto: internet
A redução imediata do preço do milho, que passa dos atuais R$ 26 a saca, para R$ 22,20, a compra de 50 mil toneladas de milho da safra que está sendo colhida no oeste baiano, o credenciamento emergencial de armazéns em diversas regiões do estado onde não existem armazéns credenciados, como a do Vale do São Francisco, para armazenar o grão, e a compra, com doação simultânea, a entidades que atendem a pessoas carentes, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de ovinos e caprinos.
Essas medidas atendem aos apelos de milhares de produtores rurais das regiões da Chapada Diamantina, sudoeste e Vale do São Francisco, com os quais o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, e os gestores das empresas vinculadas à Seagri se reuniram ao longo das duas últimas semanas, debatendo as demandas e verificando in loco os problemas.
A maratona terminou neste fim de semana, e na segunda-feira (30) o secretário realizou reunião de trabalho, na sede da Conab, com a superintendente no estado, Rose Pondé, e sua equipe, buscando encontrar soluções para os apelos dos produtores dessas regiões.
As demandas comuns dos agropecuaristas são a necessidade urgente de assegurar alimentação animal a preços subsidiados para os bovinos, ovinos e caprinos das regiões afetadas pela seca.
Outra dificuldade é a questão da comercialização de animais. Devido à oferta demasiada de caprinos e ovinos despadronizados e magros, os produtores não encontram compradores e retornam para suas propriedades com os animais que não conseguem comercializar, muitos dos quais acabam morrendo por falta de alimento e água.
O milho, quando associado à palma e ao bagaço da cana hidrolizado ou caroço de algodão, é uma das principais fontes de complementação da alimentação animal. Por isso, segundo Salles, a necessidade de debater demandas ligadas ao grão no estado.
- Fonte: Secom/BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário