segunda-feira, 21 de maio de 2012

O “Chapão” na enquete e a luta pelas alianças políticas em Jequié





Enquete sobre articulações eleitorais 2012 em Jequié.
Enquete sobre articulações eleitorais 2012 em Jequié.
Diante da enquente do Gicult com a pergunta “Se acontecer um CHAPÃO para disputar a Prefeitura de Jequié, será em torno de quem?”, encerrada neste domingo (20), a maioria dos internautas optaram por Eduardo Lopes (PSB) – 2.687 votos -, o atual vice-prefeito, e em segundo lugar a médica Tânia Britto (PP) – 1.086 votos. Sérgio da Gameleira (PT) alcançou a terceira posição com 455 votos e o deputado Euclides Fernandes (PDT) teve uma votação irrisória, 159. Na imagem, é possível ver o total de votantes.Como toda amostragem na internet, não tem valor científico, mas serve para análises.


Até o fim...

Como a enquete mostra a impressão do cidadão, percebe-se que poucas apostam numa candidatura do deputado Euclides Fernandes ao Executivo. Certamente por que Eduardo Lopes, apoiado por pelo prefeito Luiz Amaral, não dá sinais de vai desistir da indicação pelo grupo, se é vão continuar unidos. Os que incentivam a candidatura do deputado – os deputados Leur Júnior (PMDB), Antonio Brito (PTB) e César Borges, do PR – fizeram uma reunião recentemente para mostrar força e dar um ultimato ao governo municipal. Como resposta indireta – ou direta – de que não vai ceder e vai lutar até o fim para ser o candidato desta vez (na última eleição municipal, Eduardo se colocou como pré-candidato – apoiado por Reinaldo Pinheiro -, mas desistiu para ser vice de Amaral), o PSB fez um encontro regional em Jequié este mês, com a presença da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), com o propósito de fortalecer sua lideranças. Diante deste quadro, o impasse ainda continua. Para vão, se não houve unidade?

Os sinais do tempo político

Por outro lado, Tânia Britto foi bem votada pelos internautas como uma possível representante de um “Chapão” ou do “Blocão”, possivelmente sem a participação do PMDB e PR, ainda adversários diretos da pepista. Neste caso, quem se uniria a Tânia? O PT já deu sinais e também setores do PDT – que dialogam com todos. O comando de campanha do PP também dialoga com outros partidos da base de Wagner. Como se diz na gíria, nada ainda está “amarrado”, apenas acordos prévios. Por isso, os partidos estão marcando sua convenções para último os últimos dias de junho, conforme a legislação eleitoral.

Nuvens indefinidas

Até o final deste mês de maio a nuvem política pode mudar de cores e até ficar nublada para muita gente do cenário político em Jequié. Até os que estiverem embaixo de um quarda-chuva de um “Chapão” não tem certeza de tempos bons de agora em diante, pois há uma forte posição crítica de muitos eleitores diante de tal composição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário