quinta-feira, 24 de maio de 2012

Jitaúna: Decisão TSE caça mandato do vereador Carlito


Escrito por Neilton Brito


Carlito estava no PR (Foto UOL)
Cuida-se de Ação de Decretação da Perda de Cargo Eletivo, ajuizada em 24.10.2011 pelo Partido da República - PR - em desfavor do vereador Carlos Souza Barboza, com fundamento na Resolução TSE. nº 22.610/2007, por infidelidade partidária.
Aduz o Requerente que em 29 de setembro de 2011 o Requerido comunicou-lhe sua desfiliação espontânea, também dando ciência ao Juízo Eleitoral da 147ª Zona, filiando-se, em seguida, a outra agremiação partidária. 

Considerando não ter havido justa causa para a desfiliação, requer seja decretada a perda do mandato do Requerido.

Citado, Carlos Souza Barbosa apresentou defesa na qual suscita preliminares de ausência de representação válida do Autor, de ilegitimidade ativa do partido e de decadência, sustentando, no mérito, existir justa causa para sua desfiliação.

Remetidos os autos ao Ministério Público, este requereu fosse oficiado o Cartório Eleitoral para apresentar o histórico de filiações do Requerido, o que foi por mim determinado, tendo as informações sido prestadas às fls. 58/62.

Com nova vista, o Ministério Público opinou pelo afastamento das preliminares de decadência do direito de ação, de ilegitimidade ativa e de falta de citação de litisconsorte passivo. Reconheceu, contudo, a irregularidade da representação processual do Autor, opinando pela concessão de prazo para sua regularização, que foi por mim conferido e atendido às 

fls. 78/79.

É o relatório. Decido.

Da análise dos documentos trazidos aos autos, verifico ter se operado a decadência do direito de ação. Com efeito, a norma insculpida no art. 4º da Resolução TSE 

nº 22.610/2007 dispõe que tanto o mandatário que se desfiliou como o eventual partido em que esteja inscrito serão citados para responder a ação.

Embora este Julgador já tenha admitido, em decisão proferida em processo da mesma classe, a emenda à inicial a fim de que fosse promovida a citação do litisconsorte, tenho que isso só é possível diante de situações excepcionais nas quais, à data da propositura da ação, a nova filiação ainda não tivesse sido feita ou comunicada à Justiça Eleitoral.
No caso dos autos, o Requerido ingressou no quadro do Partido Progressista - PP - no dia 07/10/2011. Considerando-se, portanto, a data da desfiliação como termo inicial para contagem do prazo decadencial, e o ajuizamento do presente feito em 24/10/2011, a citação do litisconsorte necessário não se mostra mais possível por força do instituto da decadência.
Ante o exposto, com fundamento no art. 269, IV do CPC c/c art. 4º da Resolução TSE nº 22.610/2007, extingue-se o processo, com resolução do mérito, ante o reconhecimento da decadência do direito de ação, determinando-se o seu arquivamento.
Ainda cabe recursos para o vereador que foi cassado por infidelidade partidaria. (Fonte TSE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário