PAIS E PROFESSORES PRECISAM SE QUEIXAR MENOS E COOPERAR MAIS PARA SUCESSO ACADÊMICO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
A
relação entre pais e professores está longe de ser harmoniosa. E o problema não
está circunscrito ao Brasil. Em 2011, o professor americano Ron Clark publicou
um artigo em tom de desabafo no site da rede de TV CNN intitulado “O que os
professores realmente querem dizer aos pais”.
O
texto se tornou o segundo mais compartilhado no Facebook naquele ano e
encorajou o debate: afinal, por que há tantos conflitos entre família e escola?
A psicóloga australiana Kimberley O’Brien, especialista no tema escola e
família, dá pistas para a solução do problema: “Uma relação saudável exige
tempo e dedicação de pais e professores, mas nem sempre ambos estão dispostos a
fazer esse investimento”, diz a especialista, que está no Brasil para
participar do congresso Educar/Educador, em São Paulo. “Os dois lados, pais e
professores, precisam entender que os esforços têm de ser compartilhados. Com
mais trabalho e menos reclamação, os resultados aparecem.” Confira a seguir a
entrevista que a psicóloga concedeu ao site de VEJA.
Afinal, por que a relação família-escola é tão desgastada? Uma relação saudável exige tempo e
dedicação de pais e professores, mas nem sempre ambos estão dispostos a fazer
esse investimento. Muitas vezes, os pais esperam que a escola estabeleça as
vias desse relacionamento, mas os professores não podem fazer isso sozinhos por
falta de tempo e recursos. Minha experiência profissional mostra o quanto esse
impasse pode gerar stress, fadiga e uma lista interminável de reclamações. Os
dois lados precisam entender que os esforços têm de ser compartilhados. Com
mais trabalho e menos reclamação, os resultados aparecem.
O que a ciência diz sobre a participação da família no
processo educacional de crianças e adolescentes? As pesquisas no campo da psicologia
emocional mostram que deve haver consistência no relacionamento entre escola e
família para que a criança sinta que existe estabilidade nos dois campos. A
ligação do estudante com o ambiente escolar aumenta quando há envolvimento dos
pais em atividades como leitura e deveres de casa em geral. Quando o irmão mais
novo assiste à participação dos pais nas atividades escolares do mais velho, se
sente muito mais seguro de ir para a escola pela primeira vez. Já os jovens que
sentem que seus pais interagem com seus professores têm menos chances de largar
a escola e, assim, ganham motivação.
Quais as consequências quando a relação entre família e
escola desanda? Ao
contrário do que se possa imaginar, as crianças e adolescentes detectam muito
rapidamente quando pais e professores entrem em conflito. Se o jovem sente que
sua família não está comprometida com a escola ou com os docentes, passa a
questionar sua dedicação à instituição. Isso afeta seu desempenho escolar e sua
relação com o ambiente escolar.
O que pode ser feito por parte dos pais para evitar
situações como essa?
Em primeiro lugar, eu sempre recomendo aos pais muita pesquisa antes de
escolher a escola em que seus filhos vão estudar. Eles precisam estar bastante
seguros de que aquela é a unidade que se enquadra em suas expectativas. Isso
minimiza muito as chances de conflitos ao longo da vida acadêmica. Se, mesmo
assim, as divergências aparecerem, a orientação é procurar a direção da escola
e os professores para uma conversa franca. Trocar o filho de escola não é
recomendado em situações como essa. Deve ser o último recurso a ser considerado
pelos pais.
Como devem agir os professores? É necessário estabelecer um canal
confiável de comunicação. Para isso, é preciso criar oportunidades de encontro
semanais, por exemplo, para oferecer suporte às famílias. Muitas escolas acham
que isso toma muito tempo, mas os benefícios no longo prazo são comprovados.
Outra técnica muito pouco praticada é dividir tarefas entre os estudantes.
Quando o professor dá para a criança uma responsabilidade, como desligar os
computadores da sala ou zelar pelo material esportivo, isso aumenta o
sentimento de orgulho por parte dos pais e ajuda a aumentar a confiança que a
família deposita na escola.
Melhorar as relações entre família e escola é uma
preocupação universal?
Certamente. Em todos os cantos do mundo, os pais tiram seus filhos de casa para
enviá-los à escola. Em alguma medida, esse conflito aparece em todos os países.
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