sexta-feira, 25 de maio de 2012

Comissão da Verdade terá Núcleo de apoio em Jequié





Grupo se reuniu em Jequié para criar núcleo da Comissão da Verdade. Foto: Gicult
Grupo se reuniu em Jequié para criar núcleo da Comissão da Verdade. Foto: Gicult
Os debates sobre a importância da Comissão da Verdade, instalada no último dia 16 pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília, estão bastante adiantados em Jequié.

Por iniciativa da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Lélea Amaral, foi convocada uma reunião no início deste mês. Na oportunidade, a secretária passou informações sobre os debates em nível nacional sobre o tema e seu significado histórico para o Brasil. Lélea disse que foi uma das centenas de pessoas que foi presa, em Minas Gerais, por que contestava o regime autoritário instalado a partir de 1964. Nesta época, ela conheceu pessoalmente a atual presidente Dilma Rousseff, também presa porque lutava contra o arbítrio.

Da reunião participaram várias as professoras Claudenice, Carol, Dilma Santana, da APLB, e Neide Sampaio, do Sinserv, representantes do DCE e editores do site Gicult e F5.

Dilma Santana falou de sua emoção em está participando daquela reunião que busca resgatar as informações sobre sua luta clandestina na época, pelo PC do B, e também sua irmã Dinalza Coqueiro e seu esposo Vandick, ambos mortos pela ditadura, nos anos 1970. "Precisamos resgatar a verdade e a memória daqueles importantes lutadores pela liberdade e pela democracia", concluiu.

A secretária de esportes, Ana Cláudia, elogiou a iniciativa da reunião e falou da importância de se criar um núcleo local.

Carol falou que todas as ações devem ser popularizadas por que a população está carente de informações, principalmente a juventude.

Segundo Lélea, a ideia é criar um núcleo municipal da Comissão da Verdade para promover ações como debates, palestras, passeatas e exposição sobre o período. Ela informou, inclusive, que o governo municipal quer fazer uma homenagem a Dinalza Coqueiro, colocando seu nome no Centro de Referência em Direitos Humanos.

Outras reuniões aconteceram para planejar as atividades. Segundo Lélea, agora que a presidente instalou a Comissão da Verdade as pessoas começaram a ter mais conhecimento sobre o assunto. Ela disse também que as próximas reuniões do grupo, em Jequié, serão para definir as tarefas práticas.
---------------------

- Leia também: A COMISSÃO DA VERDADE E OS OFENDIDOS (clique)
- CLIQUE E LEIA: Comissão da Verdade e a verdade do golpe militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário