terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia do trabalhador será marcado por protestos e festas




Sergio Toniello Filho REPóRTER


Conhecido como a representação máxima dos trabalhadores, o dia 1º de maio é uma data escolhida em um importante contexto histórico instituído em homenagem a trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, que em 1886 realizaram uma greve geral. Em Salvador, o dia será marcado por festa e protesto. Os trabalhadores vão se reunir hoje a partir das 13h em uma festa na Praça Castro Alves, no Centro da cidade.

Tendo como tema principal “Desenvolvimento com menos juros, mais empregos e melhores salários”, o ato unificado, realizado pela Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Força Sindical e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), deve reunir 50 mil pessoas, segundo a organização do evento.

Entre as atrações confirmadas estão o cantor Jerônimo, a banda Batifun e Trio Nordestino. Além dos shows, no encontro haverá sorteio de um carro 0 km, duas motos, três notebooks e três TV’s LCD 32’’.
 
Em protesto contra a ação do governo de descontar o salário de professores que estão em greve, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) também estará presente no evento a partir das 17 horas.
 
Já a Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA) e o Ilê Aiyê, em parceria inédita, vão celebrar a data com ato-show na Praça do Plano Inclinado da Liberdade. Além da apresentação do Ilê Aiyê, será realizada a partir das 14h, a coleta de votos do plebiscito pelo fim do imposto sindical.
 
A expectativa dos trabalhadores é fortalecer a luta em busca de mais empregos e melhores condições de trabalho. De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), a Região Metropolitana de Salvador continua sendo a campeã nacional do desemprego. Apenas em março a RMS perdeu 28 mil postos de trabalho, incluindo as vagas extintas com o fim do verão.
 
Sete de Abril – O bairro Sete de Abril, localizado na Estrada Velha do aeroporto, também vai celebrar o 1º de maio com uma caminhada dos trabalhadores. A concentração começa no final de linha do bairro, às 7h, com o início da caminhada às 8h.
 
Os participantes terão acesso aos serviços e informações do Balcão de Justiça e Cidadania, Hemoba, Ministério Público, entre outros.
 
O evento é uma iniciativa da Associação Unsu, uma entidade sem fins lucrativos, presente na comunidade há mais de dez anos, que visa desenvolver práticas sociais e esportivas com intuito de beneficiar os moradores da comunidade e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário