Abordagem do fato histórico a partir dos relatos dos depoentes e do conteúdo de documentos oficiais, o documentário O Nó: Ato humano deliberado, do diretor Dilson Araújo, promete esquentar de vez a 2ª edição do Festival de Cinema Baiano (FECIBA). Com 1h08min de duração, a obra será exibida às 20h30min desta quarta-feira, 4, no Teatro Municipal de Ilhéus.
Em entrevista publicada na segunda-feira(02) em um jornal de Salvador, o diretor ipiauense Dilson Araújo, que também é servidor público, designer e pesquisador nega que a obra cinematográfica contenha algum juízo valor, mas apenas registraria o fato histórico com todas as implicações sociais, econômicas e políticas que a doença causou no Sul da Bahia. Araújo diz que mostra relatório final do inquérito aberto pela Polícia Federal concluído em 2006, onde afirma que houve crime, mas não aponta culpados.
O documentário fala ainda do fracasso do Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira Baiana que teria ampliado o desastre socioeconômico e ecológico sem precedentes na Região Cacaueira. E também aborda a destruição de 600 mil hectares de cacaueiros e dos sonhos de milhares de famílias de cacauicultores, trabalhadores rurais e de comerciantes e exportadores de cacau.
(Blog do Pimenta)
Nenhum comentário:
Postar um comentário