Um levantamento realizado pela ONG Transparência Brasil apontou os cinco deputados e senadores que apresentaram maior quantidade de homenagens, batismos e sessões solenes dentre todas as suas propostas até 10 de janeiro desse ano. Segundo a entidade, o deputado federal baiano Josias Gomes (PT), apresentou uma única matéria, desde de 2011, e justamente na categoria de batismos, o que o colocou na lista dos 100% de homenagens.
O petista sugeriu que a “barragem Gasparinho”, situada no município de Coronel João Sá, no sul baiano, passasse a se chamar “Barragem Dom Mário Zanetta”. O parlamentar discordou do estudo e a sua assessoria encaminhou emendas que teriam sido propostas por ele, mas que, segundo a ONG, não são consideradas no levantamento, assim como os projetos apresentados nas Comissões.
De acordo com a entidade, as “bajulações” não chegam a atrapalhar as votações sérias, mas representam gastos, uma vez que podem demandar o trabalho de funcionários do Congresso. “A grande quantidade de matérias e assuntos irrelevantes sinaliza a crescente irrelevância do próprio Legislativo”, disse o diretor-executivo da instituição, Cláudio Abramo.
Para o cientista político da Universidade de Brasília (UnB), “são hábitos que não fazem mal à politica mas também não têm nenhuma relevância política”. “Isso se justifica na Câmara Municipal de Canindé, mas não no Congresso nacional”, criticou. Além de Gomes, integram a lista os deputados Hugo Napoleão (PSD-PI), Júnior Coimbra (PMDB-TO), Sergio Guerra (PSDB-CE), todos também com 100% das indicações, e  Luiz Noé (PSB–RS) com 80%.