Ex-secretário de Agricultura do município de Ibirataia, Dorgival Simões Neto está filiado a dois partidos políticos, segundo certidão do Tribunal Superior Eleitoral.
No site do TSE, ele figura como integrante do PV e do PRTB e sua situação é classificada como sub judice. Como a dupla filiação é proibida, Dorgival precisará explicar o quadro descrito à Justiça Eleitoral. Para completar o cenário, outras duas certidões o apontam em posições de destaque nas duas legendas – como antigo presidente do PV e atual vice do PRTB. “Configurada a dupla filiação, ambas serão consideradas nulas”, explica o advogado Hermes Hilarião. Consequentemente, caso se confirme a situação mencionada, o ex-secretário não poderá se candidatar a nenhum cargo no próximo pleito.
Contactado pelo Bahia Notícias, Dorgival negou que tenha o objetivo de disputar as eleições deste ano, disse que ainda não foi notificado para prestar explicações e afirmou que houve um “erro” do PRTB. Porém, ao ser confrontado com as informações do site do TSE, comentou: “Se está no sistema que eu estou nos dois, eu estou nos dois”. Ainda ao tentar explicar a possível irregularidade, se complicou mais. “Estou filiado ao PV sem estar na direção. E ocupo um cargo da direção do PRTB sem estar no partido”, comparou. Consultado pela reportagem, o advogado J. Pires confirmou que, para exercer um cargo de direção em uma sigla, a pessoa deve necessariamente fazer parte da agremiação.
(Bahia Notícias)