Técnico da ADAB alertou para que pecuaristas vacinem agora “enquanto o gado ainda está gordo”
A seca que atinge a Bahia parecia longe da região cacaueira. Entretanto os pastos das regiões de pecuária que circundam Ipiaú, a exemplo de Dário Meira e Itagibá, estão secando muito rápido.   Segundo o especialista da ADAB, Juscelino Espínola, muitos pecuaristas do semi árido mais próximos de Ipiaú estariam trazendo seus rebanhos para pastarem na mata atlântica como recurso de emergência.
Conforeme Juscelino, os criadores de toda a região de Ipiaú, especialmente a partir da cidade de Ibicuí até Itagibá e Ipiaú, tem chegado constantemente ao escritório da ADAB para reclamar do problema. Ele alertou aos criadores para que procurem vacinar o rebanho enquanto este ainda se encontra bem nutrido.
” O gado magro é caquético absorve com bem menos eficiência a substância da vacina anti aftosa”, disse ele, que também pediu aos pecuaristas para que atualizem seus cadastros no escritório da ADAB de Ipiaú.
Se nem na região cacaueira, sempre bem servida de água, o gado não tem sossego da seca, imagine como é que está a coisa lá no valente semi árido…