quarta-feira, 25 de abril de 2012

Jequié: “O PC do B analisa os cenários para definir o melhor caminho”, afirma Diran





Diran Lima, pres. do PC do B de Jequié. Foto: Gicult
Diran Lima, pres. do PC do B de Jequié. Foto: Gicult
O processo eleitoral em Jequié está chegando nos momentos decisivos das articulações políticas. Quase todos os partidos estão dialogando entre si para definirem o caminho a seguir nesta eleição municipal de 2012, na qual serão eleitos o prefeito e 19 vereadores da cidade. Não está sendo fácil, pois a maioria pertence à base do governo estadual e federal, apesar de terem algumas divergências locais.

Dentre esses partidos, o PC do B lançou a pré-candidata a prefeita Ana Angélica e busca os apoios e alianças para consolidar seu projeto político e eleitoral no município. Para falar sobre a opinião do partido no atual momento, o GICULT entrevistou DIRAN LIMA, presidente da legenda.
GICULT: Pela segunda vez, o PCdoB lança uma pré-candidatura a prefeito em Jequié. O que apresenta de diferente? Há possibilidade de retirada da candidatura para a uma composição?

DIRAN : Quem governará Jequié nos próximos 4 anos e com que projeto? Essa é a grande indagação da sociedade jequieense diante do declínio da economia municipal, da precarização dos serviços de saúde e educação e o caos que se instalou nos espaços urbanos, principalmente no centro comercial da cidade. Não existe formulas mágicas e nem salvadores da pátria. A pré-candidatura da Drª Ana Angélica pelo PCdoB é uma alternativa viável de poder e se propõe a promover o debate com a comunidade para a construção de um grande projeto de desenvolvimento econômico e social de longo prazo, construído coletivamente com os setores organizados da sociedade civil, num modelo que nós chamamos de governo compartilhado, traduzido na participação efetiva dos segmentos com representação social. Essas são algumas das proposições que o PCdoB, através da sua pré-candidata – Drª Ana Angélica - defenderá na sucessão municipal.
Quanto a manutenção da nossa pré-candidatura, afirmamos que quem busca apoios também se predispõe a apoiar. E essa é a essência da grande movimentação política nesse processo de arregimentação de forças para a eleição municipal.

GICULT: O PC do B informa que já dialogou com vários partidos em Jequie sobre a eleição municipal deste ano. Já há uma definição da legenda quanto às alianças e apoios?

DIRAN: Ainda não. O PCdoB está construindo o seu projeto eleitoral, buscando apoios para sua proposta política e analisando os cenários para definir o melhor caminho que o nosso partido tomará nessas eleições, tendo como principal bandeira o desenvolvimento de Jequié e da melhoria das condições de vida do povo. Várias candidaturas a prefeito estão postas, algumas a mais tempo, mas ninguém ganha eleição de véspera e o quadro está indefinido.

GICULT: Comenta-se que há a possibilidade de formação de um bloco entre o PC do B, PV, PSOL para disputar o pleito majoritário - prefeito - e de vereadores este ano no município. Como está esta questão?

DIRAN: Estamos conversando com todos os partidos da base de apoio do governo Wagner, mas não descartamos nenhuma possibilidade, até porque não se dispensa apoios políticos para quem se propõe a governar uma cidade do porte de Jequié. Nessa linha, estamos dialogando sim com o PV e o PSOL.

GICULT: A base do governo Wagner em Jequié é muito heterogênea. Alguns partidos, inclusive, apóiam o governo do prefeito Luiz Amaral. Em que condições o PC do B faria uma aliança com os partidos da base governista em Jequié? Há esta possibilidade?

DIRAN: O governo Wagner, do qual ajudamos a eleger e fazemos parte , contribuindo para resgatar o desenvolvimento da Bahia e a qualidade de vida dos baianos dentro da lógica do projeto nacional, é um governo de frente ampla, formado pelo segmento de esquerda e setores conservadores. Por fazer parte dessa frente ampla, o caminho natural da pré-candidatura do PCdoB é buscar apoios nesse campo. No entanto, não descartamos outras possibilidades para que o projeto eleitoral do nosso partido em Jequié obtenha êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário