sexta-feira, 27 de abril de 2012

Prefeitura de Jequié fará Concurso público: não há cargo específico para a Cultura





Por exigência da lei, Prefeitura fará concurso público. Foto: internet
Por exigência da lei, Prefeitura fará concurso público. Foto: internet
O site da prefeitura de Jequié veiculou hoje (26) a informação de que o prefeito do município de Jequié, Luiz Amaral, enviou Projeto de Lei à Câmara Municipal, propondo a criação de vagas no quadro de servidores efetivos, para efeito, inclusive, de realização de concurso público. Na mensagem, o prefeito pede urgência na apreciação e deliberação, devido à limitação de tempo, em razão do calendário eleitoral, para efetivar o concurso até sua homologação.

Apesar de haver 945 vagas disponíveis para os diversos setores da administração pública municipal (conforme relação divulgada), a exemplo da Guarda Municipal (70) e Educador Físico (10), não há vagas para o preenchimento de cargos específicos para o órgão municipal da cultura, como: Agente Cultural (Nível Médio e Superior), Produtor Cultural (Nível Médio e Superior), Técnico Iluminador, Técnico Sonoplasta, Professores das linguagens artísticas (Nível Médio e Superior), Bibliotecários (Nível Superior), dentre outros cargos que, lamentavelmente, não estão contemplados no tal concurso público.

Com a relação divulgada pela prefeitura de Jequié, a atual gestão municipal demonstra desconhecer às reais necessidades do órgão da cultura, ao tempo em que deixa o setor (que atualmente dispõe de menos de dez cargos comissionados conforme Lei que o criou) a mercê de futuros REDAS para continuar funcionando de forma precária. Se engana completamente o gestor público que acha que a Cultura é formada por meros Agentes Administrativos.

- Por Alysson Andrade, em seu blog Enfoque Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário