Romulo Faro
O prazo para novas filiações e mudança de partido para quem vai disputar as eleições 2012 encerra hoje e o cenário na Câmara Municipal mudou e ainda pode mudar mais hoje. O vice-líder do governo na Casa, vereador Dr. Pitangueira, deixou ontem seu antigo partido, o PRB, e se filiou ao recém-criado Partido Social Democrático. E não escondeu a felicidade. “Estou de casa nova, não, de casa novíssima, pois eu não tinha casa (política). Sou amigo de Otto desde a época de garoto e agora vamos ficar juntos novamente”, comemorou Dr. Pitangueira ao ser questionado sobre a articulação.
O PSD, comandado na Bahia pelo vice-governador Otto Alencar, já entra com prestígio também no parlamento municipal. Com três vereadores, a legenda tem o status de uma das maiores bancadas. Integram o time do PSD, além de Dr. Pitangueira, David Rios, que deixou o PTB; e Edson da União, dissidente do PMN. De acordo com a lei eleitoral brasileira, quem pretende se candidatar a algum cargo eletivo em 2012 tem até hoje (7) para regularizar sua situação partidária.
E a semana foi movimentada na Câmara. Na segunda-feira (3), o vereador Jorge Jambeiro, dissidente do PSDB, ingressou no partido do prefeito João Henrique, o Progressista (PP). Na terça-feira (4), para surpresa de quase todos, o vereador Alcindo da Anunciação (ex-PSL), confirmou sua filiação ao PT. Ontem, quem anunciou que também estava de casa nova foi Adriano Meireles. Deixou o PSC e foi para o PR.
As vereadoras Tia Eron e Andréa Mendonça não esperaram as vésperas do fim do prazo para sair do DEM. Eron buscou abrigo no PRB e Andréa optou pelo PV. Mas quem deu o pontapé inicial na dança das cadeiras na Casa do Povo foram Orlando Palhinha e Laudelino Lau, que se filiaram ao PP. Em resumo, as movimentações dos vereadores têm a mesma justificativa: “sobrevivência política”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário