Em entrevista ao programa Fala Ipiaú, o vereador Marcus Santos Passos, o popular Nena Passos, pela primeira vez comentou a hipótese levantada pelos ouvintes e pela redação do programa de um afastamento do chefe do Executivo municipal com base na gravidade das novas denúncias por ele apresentadas.

Segundo Nena, já a partir dos fatos expostos nos relatórios que levaram à rejeição das contas do prefeito Deraldino Alves relativas ao período 2009, um processo de impeachment poderia ter sido iniciado com a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Ainda conforme ele, tal procedimento só não foi adiante por acordo entre os vereadores que preferiram deixar que a questão fosse decidida através do poder Judiciário.

“Nosso julgamento foi técnico. Preferimos deixar a decisão de se propôr ou não o impeachment do prefeito nas mãos do Judiciário para que não pesassem contra nós acusações de perseguição política. Entretanto, subsídios para isso existem desde a reprovação das contas’, comentou ele.

Também na entrevista o vereador fez uma retrospectiva da sequência de denúncias que fez contra a administração atual no plenário da Câmara durante sessão ordinária da última quinta feira ( 27 ). Dentre as questões por ele levantadas e que ainda carecem de explicação por parte da prefeitura figuram: suposto superfaturamento na compra de temperos, suposto superfaturamento em nova compra de camisas para fardamento escolar, alto montante empenhado em contrato com empresa de coleta de lixo e ainda a utilização dos serviços de uma empresa de Salvador para fornecer notas fiscais pela compra de combustível para utilização nos veículos oficiais.

Conforme o vereador, quanto a esta última denúncia o agravante seria o fato de que a referida empresa cobra de 5 a 10% do valor de cada nota emitida. ” Nunca houve isso aqui em Ipiaú. A prefeitura aqui sempre comprou direto do posto. Não há como se entender essa terceirização”, questionou.