domingo, 30 de outubro de 2011

Ex-presidente Lula está com câncer na laringe


Redação e agências

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciará uma quimioterapia nos próximos dias para tratar um tumor na laringe. A informação foi divulgada neste sábado, 29, pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Boletim divulgado às 11h diz que o ex-presidente, que completou 66 anos nesta semana, recebeu o diagnóstico nesta manhã, depois de se submeter a exames no hospital. Segundo o comunicado, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia. De acordo com o hospital, o ex-presidente está bem e deverá realizar o procedimento em caráter ambulatorial.

Lula permanece no Sírio-Libanês descansando após os exames. Segundo a assessoria do hospital, ele deve deixar o local ainda neste sábado. Ainda segundo nota do hospital, o ex-presidente está acompanhado por sua esposa, dona Marisa Letícia, mas deve voltar a São Bernardo assim que tiver alta.

A equipe responsável pelo acompanhamento do ex-presidente é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens Brito Neto.

Diagnóstico - Lula vinha reclamando, há algum tempo, de um incômodo na garganta, mas até a quinta-feira, quando comemorou seu aniversário, ele ainda não sabia que estava com um tumor na laringe. O cardiologista Roberto Kalil, que participou da celebração, chegou a brincar com o ex-presidente. "De amanhã você não me escapa". Kalil é um dos coordenadores da equipe médica que atendeu Lula no Sírio-Libanês.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou que a notícia sobre a doença do ex-presidente deixou todos do governo Dilma Rousseff "abatidos e preocupados". "Mas Lula tem uma energia e uma força muito grandes e estamos confiantes que ele conseguirá superar essa fase e tocar a vida", disse Carvalho, que foi chefe de gabinete do ex-presidente e é amigo de Lula há mais de 30 anos.

Mensagem de Wagner - O governador Jaques Wagner, em nota oficial, tão logo soube do diagnóstico de câncer na laringe do ex-presidente Lula, expressou a sua solidariedade, em nome de todos os baianos, ao amigo de muitos anos, torcendo pela sua pronta recuperação. Jaques Wagner, que se encontrava no interior baiano na manhã deste sábado, torce para que os desafios sejam superados da forma tranquila com que o ex-presidente sempre enfrentou as dificuldades em sua vida.

“Nós, do governo baiano, e todo o povo da Bahia que admira o ex-presidente Lula estaremos em oração com fé elevada torcendo pela sua total recuperação”, afirmou o governador Wagner na nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário