sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Emiliano José representa o Brasil em Conferência Social de Montevidéu


O deputado federal Emiliano José participou nesta terça-feira, 25, na cidade de Montevidéu, Uruguai, da Conferência Regional Mercosul Social: fortalecimento institucional, planejamento estratégico (ESAP) e Projetos Regionais. O encontro teve como objetivo aprofundar o debate sobre as políticas sociais adotadas entre os países que integram o bloco regional. Único deputado da Bahia a integrar o Parlamento do Mercosul – o Parlasul, Emiliano José representou a comissão brasileira do parlamento regional no encontro.

Durante a Conferência, foram apresentados projetos voltados à área de desenvolvimento social por representantes de entidades sociais e especialistas de diferentes países. O Ministério do Desenvolvimento Social do Brasil foi representado por sua assessoria internacional, que falou sobre as políticas públicas brasileiras para o desenvolvimento social e redução da pobreza.

Para o deputado, esta foi uma oportunidade de comparar as políticas públicas sociais adotadas por países do Sul e aquelas assumidas pelos EUA e países da Europa, que enfrentam hoje uma das piores crises do capitalismo. Na opinião de Emiliano José, as políticas de distribuição de renda e desenvolvimento econômico adotadas pelos governos Lula e Dilma mostram que o Brasil, assim como os governos progressistas do Mercosul acertam no enfrentamento da crise econômica. "Em um continente marcado por grandes desigualdades sociais precisamos destacar o papel desempenhado pelo nosso país, com programas como o de erradicação da pobreza, por exemplo".

O Plano de Erradicação da Pobreza Extrema lançado pelo governo federal este ano prevê a universalização do acesso aos programas de transferência de renda; ampliação e qualificação dos serviços públicos; e a chamada inclusão produtiva, para capacitação de mão de obra. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o plano contemplará 1,5 milhão de famílias brasileiras que não têm acesso ao Programa Bolsa Família.

Os resultados da Conferência serão, ainda, reunidos e irão subsidiar reuniões da Comissão de Coordenação de Ministros de Assuntos Sociais - grupo criado pelos presidentes do Mercosul para promover a inclusão social e garantir melhores condições de vida para o seu povo.

Emiliano José foi indicado em junho deste ano como titular do Partido dos Trabalhadores na Comissão Mista de Representação Brasileira no PARLASUL, formada por 37 membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário