domingo, 30 de outubro de 2011

Hábitos que fazem você parecer mais velho


Não usar filtro solar e fumar acelera o aparecimento de rugas. Mudar de comportamento, nestes casos, é questão de estética e saúde.


Fumar também causa envelhecimento. Foto: Getty Images Fumar também causa envelhecimento. Foto: Getty Images
Inúmeros fatores influenciam o aspecto visual de uma pessoa, desde a dieta até os vícios e a maneira como ela lida com as suas obrigações diárias. Há ainda influências externas, como poluição, trânsito e pressão no ambiente de trabalho ou estudo. O resultado de tudo isso pode não só afetar a saúde como ainda fazer com que a aparência não corresponda à verdadeira idade.

Expor-se ao sol sem proteção

"O sol é o principal agente causador do envelhecimento precoce da pele", afirma a dermatologista Patrícia Fagundes, do Hospital 9 de julho. Segundo a especialista, ele é extremamente saudável, mas a exposição inadequada causa a degeneração precoce e cumulativa da pele, promovendo o aparecimento de rugas e manchas. Em alguns casos, pode até levar ao desenvolvimento de um câncer.

Por isso, é fundamental usar filtro solar com FPS 15 (no mínimo) todos os dias e evitar a exposição ao sol entre as dez horas da manhã e as quatro horas da tarde. Lembre-se também de que o protetor solar só funciona meia hora depois de entrar em contato com a pele e que ele não dura um dia inteiro. "Repasse o produto a cada duas ou três horas", recomenda a profissional. O texto é de Laura Tavares, na seção Minha Vida, do Msn

Nenhum comentário:

Postar um comentário