sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Seminário debate desenvolvimento da indústria na região sudoeste


O potencial da região sudoeste como novo vetor de crescimento industrial da Bahia será o principal assunto do seminário sobre o ‘Desenvolvimento da Indústria no Sudoeste’, que será realizado nesta quinta-feira (27), das 14 às 18h, no auditório da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), em Vitória da Conquista.

http://marcelinogalo.com/upload/news/b3/6b/b36bb4e1310f5211e5dea2811634e53f.jpgFoto: Helen Pasetto.Vitória da Conquista é um dos municípios baianos com crescimento industrial

Promovido pela Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (Ainvic), o evento contará com a presença do secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, de dirigentes de órgãos do governo e de lideranças industriais da região. Entre outros temas, serão debatidos a interiorização da indústria no estado,
as ações governamentais de fomento e desenvolvimento e as linhas de crédito disponibilizadas para o setor.

“Tendo Conquista como carro-chefe, o sudoeste é uma das regiões que mais crescem no estado. Só para se ter uma ideia, apenas na área de mineração estão sendo implantados 12 empreendimentos, totalizando R$ 14,1 bilhões em investimentos, que vão gerar cerca de 6 mil novos empregos”, disse James Correia. Segundo ele, o crescimento econômico de Conquista vem ultrapassando a média nacional e grande parte da ampliação deste índice deve-se aos empregos diretos e indiretos gerados pelo setor industrial.

Força das minas

No setor de mineração, destacam-se os investimentos da empresa Vanádio de Maracás, da Yamana Gold, e da Magnesita Refratários, além dos demais empreendimentos de minério de ferro, como Bahia Mineração, Ferrobahia, Paili Mineração, Sul Americana de Metais e a Ferrous Resources. O setor vem atraindo empreendimentos de grande porte em decorrência, principalmente, dos investimentos em infraestrutura, como as obras da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (FIOL) e os projetos do Porto Sul. Tanto a ferrovia quanto o porto vão possibilitar o escoamento das riquezas extraídas e produzidas, a exemplo da Bahia Mineração (Bamin), que transportará sua produção de minério de ferro das jazidas da região de Caetité e Guanambi.

O setor agrícola também vem experimentando um forte impulso. Recentemente, a multinacional Sara Lee - uma das líderes no varejo de café torrado e moído, com marcas como Café do Ponto e Café Pilão - anunciou a instalação de uma nova unidade em Conquista para produção de café, com investimentos de R$ 15 milhões e geração de 100 novos empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário