sábado, 28 de julho de 2012

Regime sírio lança ofensiva contra rebeldes em Aleppo





Forças rebeldes nã Síria têm o apoio dos EUA e da União Européia. Foto: internet
Forças rebeldes nã Síria têm o apoio dos EUA e da União Européia. Foto: internet
As forças do regime sírio do presidente Bashar Assad deram início neste sábado (28) a uma ofensiva para retomar áreas da cidade de Aleppo - a segunda maior do país e capital econômica - sob domínio da insurgência.

Segundo o ativista Hisham al-Halabi, da Comissão Geral da Revolução, que está em Aleppo, as tropas governamentais estão usando aviação militar, caças Mig 21 de fabricação russa e tanques.

Ainda de acordo com Halabi, os embates estão concentrados nos distritos de Salah ad-Din, Seif al Daula e Al Sukari, onde estaria o maior número de rebeldes.

O ativista comentou ainda que apesar do armamento mais leve do que o do Exército sírio, os rebeldes "não estão em desvantagem" na luta armada.

"O Exército Livre Sírio [ELS] está bem equipado e situado estrategicamente em Aleppo, enquanto os reforços governamentais que chegaram à cidade foram danificados pelo caminho pelos rebeldes", disse o ativista.

'A mãe das batalhas'

De acordo com a agência Efe, os opositores teriam confirmado, através de uma página no Facebook, o início da ofensiva do regime de Bashar Assad, assim como a destruição de pelo menos oito tanques do regime.

Segundo o "número dois" do ELS, Malek Kurdi, a cidade ficou "sitiada" nesta sexta-feira (27) pelos tanques do regime de Bashar Assad, com a chegada de mais reforços militares, que se preparavam para a operação que a imprensa mundial batizou de "a mãe das batalhas" na Síria. Para Kurdi, trata-se de uma "grande ofensiva".

- Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário