sexta-feira, 20 de julho de 2012

COMO JEQUIÉ E REGIÃO PODEM SE DESENVOLVER?



    
  •  
    • Trabalhos no trecho da Ferrovia Oeste-Leste em Jequié. Foto: Zenilton Meira
    Trabalhos no trecho da Ferrovia Oeste-Leste em Jequié. Foto: Zenilton Meira
    Jequié há muito tempo tem acumulado perdas e entrado num estágio de quase estagnação econômica e social. Todavia, é perfeitamente possível mudar esse quadro e fazer com que o município comece a trilhar um novo caminho que o leve a alcançar expansão econômica e desenvolvimento sustentável. Obviamente, será necessário superar a inércia e o despreparo da classe política dominante, principal responsável por este permanente estado de fragilidade política.

    Tradicionalmente, no Brasil, os políticos só atuam por pressão, e em Jequié não é diferente. Imaginamos até ser bem pior, pois a fragilidade do município é reflexo da falta de vontade e determinação da classe política. É inaceitável termos que conviver passivamente com práticas pautadas no corporativismo de alguns grupos políticos e seus sabujos, que continuam decidindo os nossos destinos a bico-de-pena.

    PODER JUDICIÁRIO

    Exemplo claro dessa fragilidade política é o Poder Judiciário em nosso município. Nos Estados Democráticos de Direito é vedada a Justiça de mão própria. Assim, distribuir justiça tornou-se, no devido processo, monopólio do Estado e uma de suas funções essenciais. Em Jequié temos um abismo com relação ao judiciário: sobrecarga para juízes e serventuários e dificuldades na ação dos advogados, o que leva a um quadro de ineficiência no atendimento aos cidadãos. Estudo elaborado a partir da Lei de Organização Judiciária – LOJ demonstra a necessidade, para a Comarca de Jequié, de 17 Varas Cíveis e Criminais, no entanto temos 05 varas (a última vara cívil foi criada há 27 anos), e destas, apenas duas têm Juiz titular.

    PLATAFORMA LOGÍSTICA

    Por tudo isso, temos que estar acima dos partidos e suas “lideranças”, como cidadãos cada vez mais conscientes das possibilidades do desenvolvimento de Jequié. Nosso município vive um momento de expectativa apontando para o seu crescimento e desenvolvimento, que será possível caso consigamos nos mobilizar para implantar uma Plataforma Logística, aproveitando o eixo da ferrovia Oeste-Leste, que cortará o município. Esta é uma luta suprapartidária. Na verdade, trata-se de uma responsabilidade de toda a sociedade Jequieense fazer com que essa idéia transforme-se num projeto bem estruturado, sustentável e realizável.

    GRANDE MOBILIZAÇÃO

    Assim, entendemos que os movimentos sociais organizados são nossos maiores aliados nessa batalha, por isso, temos que articular uma grande mobilização social, de modo a garantir que seja viabilizada a implantação dessa plataforma em Jequié.

    FUTURO COM DESENVOLVIMENTO

    Esta luta também não deve ser encarada de forma maniqueísta, como se fosse uma disputa entre o bem e o mal, entre o atraso e o progresso, entre os que pensam na perspectiva do avanço e os que vivem do retrocesso. Deveremos lutar no sentido de superar modelos político-administrativos sem planejamento, sem visão estratégica, sem transparência, e projetar o avanço rumo a um futuro em que o desenvolvimento se dê em amplo aspecto: gerando riquezas, reduzindo as desigualdades socioeconômicas, que há muito marcam nossa região como uma chaga indesejável, e promovendo a inclusão social e o respeito à cidadania. Este manifesto apresenta-se, portanto, como uma contribuição a esta causa, que é de todos nós e não somente de alguns.

    E-mail: forumplataformajequie@gmail.com

    Assinam:

    REGES PEREIRA SILVA - Consultor de vendas, líder comunitário, coordenador de movimentos sociais, ex‐vereador de Jequié.
    OTÁVIO DE JESUS ASSIS - Professor Licenciado em Letras, pós‐graduando em Gestão Pública, Mestrando em Gestão Educacional e Tecnologias, ex-candidato a prefeito de Jequié.
    FRANCISCO NUNES. DE S. NETO - Economista, Graduado em C. Contábeis (UFBA), Pós Graduado Planejamento Estratégico (FGV), Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Econômico , Consultor de Negócios

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário