quinta-feira, 26 de julho de 2012

Barragem de Jitaúna abandonada há seis anos



Escrito por Neilton Brito

Barragem em 2012 (Foto: Robson Santory)
/album/galeria-de-fotos/barragem-jitauna-003-jpg/
Barragem ja em 2000 quadra construida
A Barragem de Jitaúna localizada próximo ao centro, um investimento caríssimo na época em construção e que por muitos anos foi um cartão postal desta cidade, está "ao abandono" e "sem utilidade". A barragem, construída nos anos 70, esteve à beira do colapso em 2009 e desde então permanece praticamente sem muita utilidade, sem segurança e de portões ora abertos ora fechados. Entretanto o Governo Municipal poderia junto com o Governo Estadual buscar investir mais em uma infra-estrutura cujo preço-base era de pouco mais de 500 mil reais atualmente para manter a Barragem em estado de melhoramento.
A barragem, com uma estrutura de pedras, e tem capacidade para Meio milhão de metros cúbicos de água. Certo é que a barragem continua voltada ao abandono e "sem segurança", conta moradores, residentes próximo á barragem. Com "portões abertos e sem guarda, qualquer um ali vai roubar as tabuas que represam a água ou ate mesmo sofrer um acidente", conclui um morador.
Três anos depois do colapso, que a ameaçou a destruição, "não são conhecidos os responsáveis pelo problema" enquanto "a barragem continua ao abandono", ninguém se mostra "preocupado com o atraso na recuperação" da infra-estrutura da mesma. Moradores dizem que "a barragem permanece sem serventia e esta fazendo uma imensa falta aos produtores, moradores e banhistas".
“Em 2010, tecnicamente foi discultido uma limpeza total, inclusive deu inicio a uma pequena limpeza que não passou de dois dias, hoje e mais complicado construir uma nova”. A última visita de um técnico ao local já faz tempo. Atualmente a barragem se encontra cheia devido a cheias do Rio Preto do Costa com as constantes chuvas que caíram á duas semanas atrás. Contudo a Barragem esta servindo apenas para as lavadeiras lavar ou torcer roupas, banhistas não mais utilizam devido às taboas e Baronesas que cresceram as margens do Rio fazendo com que a água circule pouco. Com a construção de uma quadra poliesportiva em 2003 o espaço ficou ainda mais pequeno onde tinha um belo jardim que perdeu seu espaço na construção de um Posto de Saúde. Agora depende de o Governo Municipal buscar recursos junto ao Governo do Estado para a recuperação deste cartão Postal esquecido e abandonado. (Jitaúna Em Dia)


Leia mais: http://neiltonbrito.webnode.com.br/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário