O secretário estadual Robinson Almeida falou em entrevista ao comunicador Dílson Barbosa, na rádio Princesa de Feira de Santana, em oportunidade que comentou retrospectiva do ano no governo Jaques Wagner, dizendo que 2011 foi de “uma colheita muito fértil para a Bahia, onde a área social passou a ser prioridade com programas estruturantes em várias áreas”. Ele citou o sucesso de programas como o “Água Para Todos” e obras de saneamento básico para várias cidades do interior do estado.

Na Educação, ele falou da alfabetização de 150 mil baianos através do TOPA, a criação das universidades do Oeste e do Sul e da contratação de 178 mil unidades habitacionais através do programa Minha Casa, Minha Vida na Bahia, desde o início do governo Wagner.

Também na entrevista Robinson Almeida falou na implantação de mais de 400 postos de saúde e hospitais regionais no interior do estado, com destaque para o de Santo Antônio de Jesus, que finalmente foi inaugurado na gestão de Jaques Wagner.

O secretário também comentou do que chamou de “maior obra da história recente do estado”, a ferrovia Leste-Oeste, que cortará a Bahia, de Caetité a Ilhéus, interiorizando o desenvolvimento pelo interior e da diversificação das fontes geradoras de energia elétrica com a instalação de parque eólicos que deverão gerar energia a partir da força dos ventos e tornando a Bahia como maior fornecedor de energia elétrica do Nordeste.

Na esteira desses empreendimentos, ele citou a chegada de grandes investimentos como a instalação da JAC Motors e outras eempresas estrangeiras do setor mecânico e petroquímico.

Para o futuro próximo, Robinson Almeida comentou da expectativa da construção da ponte Salvador – Itaparica, uma das obras mais aguardadas para compor uma nova realidade no trânsito e na integração entre capital e interior.