sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Pesquisa: ACM Neto lidera em Salvador, mas Pelegrino luta pelo segundo turno





ACM Neto comemora liderança em pesquisa. Foto: internet
ACM Neto comemora liderança em pesquisa. Foto: internet
A partir de agora, com a entrada em cena por meio do programa eleitoral no rádio e na televisão, o candidato Nelson Pelegrino (PT) e sua vice, Olívia Santana (PCdoB), têm a difícil missão de reverter o resultado desfavorável na disputa pela prefeitura de Salvador, no enfrentamento principal com ACM Neto, do DEM e PV.
A luta pelo segundo
A situação não está fácil para o petista. Segundo pesquisa divulgada ontem, quarta-feira (22), realizada pela Potencial Pesquisas entre os dias 16 e 19 de agosto, ACM Neto (DEM) tem 42,9% das intenções de voto. Em segundo lugar vem o candidato do PT, Nelson Pelegrino, com 14,9%, e em terceiro continua o radialista Mário Kertész (PMDB), com 8,4%. A luta dos concorrentes com menor índice é lutar para acontecer o segundo turno. Apesar de ter articulado uma mega coligação para apoiar Pelegrino, o governador Jaques Wagner se transformou em um dos principais cabos eleitorais do candidato do DEM, sobretudo devido à greve dos professores, quando o mandatário estadual se recusou a negociar com a categoria e deixou a greve chegar a 115 dias, com corte dos salários e outras medidas impopulares contra os docentes.
Desculpas
Percebendo a razão do desgaste do governador e do PT – e dos aliados de esquerda - durante aquela mobilização da educação, o presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia) e prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), chegou a declarar no Jornal a Tarde que o governo deveria pedir desculpas aos professores pelo ocorrido.
A única
Com desculpas ou não, o fato é que se forem confirmadas a intenção de voto atual até o dia da eleição, o DEM pode vencer a única eleição em uma capital. Não por ter defendido na Bahia as práticas autoritárias carlistas como no passado, mas por ter sido imitado por um adversário que está no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário