segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"Esse nome ficou: Mariguella", relata Mano Brown





Mano Brown fala sobre C. Maringuela e documentário. Foto: internet
Mano Brown fala sobre C. Maringuela e documentário. Foto: internet
Marcos Grinspum Ferraz, é jornalista, saxofonista da banda Trupe Chá de Boldo e filho da da produtora Isa Grinspum Ferraz, do documentário Marighella. Para contribuir na produção do filme, foi incumbido da missão de conseguir uma entrevista com nada mais, nada menos que Mano Brown, autor da música tema de Mariguella. Depois de um ano e meio de negociação, conseguiu. Confira seu relato e a entrevista para o Blog Nota de Rodapé.
Há cerca de três anos, quando minha mãe (Isa Grinspum Ferraz) começou a produção do documentário “Marighella” (sobre o líder comunista e guerrilheiro assassinado em 1969 pela ditadura), ela me perguntou quem seria o rapper mais interessante para fazer uma música para a trilha do filme. A ideia era dialogar também com as novas gerações e com a população de um modo mais amplo, e o rap parecia um bom caminho. Não precisei pensar muito para responder: “O cara é o Mano Brown. Sem nenhum pingo de dúvida”.
Para mim, Brown é não só o maior rapper brasileiro, mas também uns dos maiores gênios da música nacional das últimas décadas. Eu já tinha mostrado para minha mãe, desde a adolescência, faixas como “Homem na Estrada”, “Fim de Semana no Parque”, “Diário de Um Detento” e “Negro Drama”. Lembrando disso, ela topou na hora.
Mas e para ele topar? Todos sabemos que o acesso a Mano Brown não é fácil. E dessa vez não foi diferente. Demorou um ano e meio para conseguirmos fazer ele aceitar a empreitada. A produção do filme já estava bem adiantada. De cara ele pediu para assistir o primeiro corte, de cerca de quatro horas. A partir daí se encantou com a história de Marighella, começou a pesquisar mais e pediu para conhecer Clara Charf, viúva do líder.
As coisas começaram a fluir, até desembocar na música “Marighella: Mil Faces de Um Homem Leal” – que fecha o filme e ganhou clipe.
CLIQUE AQUI para ler a entrevista completa citada acima e também para assistir ao videoclipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário