segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Jitaúna: Desorganização marca desfile de 7 de Setembro


Escrito por Neilton Brito


Somente ouve apresentação da FANCEJ e nada mais (Foto NBM)
No dia 7 de setembro de 1822 que o Brasil se livrou das “âncoras” de Portugal, o qual deixou de ser colônia para se tornar uma nação “Livre e independente”.
Nada mais justo que essa data seja lembrada, todos os anos, em todos os cantos deste país, numa tentativa de mostrar civismo e assim ilustrar que o patriotismo também pode ser uma distinção do brasileiro. Jitaúna não poderia ficar de fora desse ato e todos os anos as escolas vão para as ruas desfilar seus temas, em 2012 foi tudo diferente na cidade, escolas não desfilaram, apenas houve uma participação da única fanfarra da cidade a FANCEJ campeã Baiana no município de Ibirataia e que traz ao longo da sua história muitas alegrias como citamos em ouras matérias.
No entanto, percebeu-se que o civismo foi a última coisa que a organização do evento levou em consideração. O desfile deste ano, sem qualquer tipo de demagogia, transformou o ato cívico em um “primo pobre” dos eventos da categoria já realizados, salvo a cerimônia de hasteamento das Bandeiras não aconteceu, foi exibido apenas o Hino do Brasil em um palco montado na Praça da CEPLAC centro da cidade e com muitas participações populares.
O evento, que sempre começou por volta das 9hs este ano chegou ás 11hs e o ato cívico não tinha sido realizado. Fragmentado, o brilhantismo do desfile ficou comprometido, apesar do empenho dos estudantes para apresentar o melhor espetáculo não aconteceu. Costumeiros ao ver as escolas desfilarem com suas fantasias, frases em textos, 2012 foi o ano que o 7 de setembro não brilhou.
Em contato com uma leitora disse a este site, a internauta Marihana Souza opinou dizendo “Soube que o motivo do desfile não ter brilho foi devido à política na cidade”. Já a internauta Sabrina Castro Neto deu a seguinte opinião “Fraca! O desfile deste ano nem se comparam aos de antigamente! Sem contar a falta de participação das escolas de Jitaúna, sendo que somente a fanfarra apresentou mais não desfilou, onde já se viu uma coisa absurda pela manhã um desfile fraco e sem brilho nenhum e a à tarde uma festa politiqueira?", desabafou. Por fim, Nayane Nascimento  disse ”Pra ser sincera não gostei, porque o povo estava ali mais pela política do que pelo desfile”.  Resumindo o que todos disseram, faltou organização. (redação Neilton Brito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário