terça-feira, 11 de setembro de 2012

11 de Setembro de 2012: Onze anos do atentado terrorista às torres gêmeas


Escrito por Neilton Brito


Terça-feira – 11 de setembro de 2012 – registra-se o décimo primeiro aniversário dos atentados em Nova York e em Washington, os mais violentos de sua história, com um registro de cerca de 3.000 mortos, em um ato marcado pela proximidade com as eleições presidenciais. Se em 2011 a cerimônia no local onde ficavam as Torres Gêmeas contou com a presença do presidente Barack Obama, em meio ao impacto do décimo aniversário dos ataques e da eliminação de Osama bin Laden em maio daquele ano, nesta ocasião o ato não terá tanta pompa.
O chefe de Estado e sua esposa, Michelle Obama, lembrarão a tragédia em Washington com um minuto de silêncio na Casa Branca e com uma visita ao Pentágono, onde caiu um dos quatro aviões sequestrados por membros da rede terrorista Al-Qaeda, na manhã de 11 de setembro. Em Nova York, onde dois aviões se chocaram contra as Torres Gêmeas do World Trade Center (WTC),  a cerimônia será realizada no National September 11 Memorial Plaza, inaugurado no ano passado no local dos ataques no sul de Manhattan.
A esmagadora maioria das vítimas do atentado  era civil, incluindo cidadãos de mais de 70 países. Além disso, há pelo menos um óbito secundário – uma pessoa foi descartada da contagem por um médico legista, pois teria morrido por doença pulmonar devido à exposição à poeira do colapso do World Trade Center.

Nenhum comentário:

Postar um comentário