10 de Fevereiro de 2012

Celso Antunes, com o microfone, e a Sec. de Educação, Miriam, no fundo. Foto: Gicult
Como parte da programação da Jornada Pedagógica da rede mucipal de Jequié, o professor Celso Antunes fez uma palestra sobre os desafios de contruir uma Educação Pública de Qualidade, no final da tarde desta sexta-feira 10, na Palácio das Artes.
Na plateia, dezenas de profissionais da Educação, inclusive de outras redes de ensino. Antes de começar a exposição do professor, a professora Miriam Rotandano fez uma breve apresentação do palestrante, conhecido em nível nacional por sua produção intelectual a respeito a educação.
Ao iniciar sua conferência, Antunes contou algumas histórias para exemplicar pontos do tema “Como desenvolver um ensino de qualidade na escola pública”. Ele disse que participou de uma pesquisa de avaliação do nível da Educação no Brasil e percebeu que as escolas públicas têm muita deficência, como revelam os testes de avaliação, a exemplo do Prova Brasil.
Mesmo assim, ele disse que foi constado um grupo de escolas públicas de qualidade em todo Brasil, com alta pontuação no IDEB, nos diferentes estados. "Em muitos casos, as escolas estão situadas em municípios pobres", lembrou.
O professor Celso Antunes citou cinco características dessas escolas públicas que alcançaram alta pontuação: 1) Direção dedicada e capacitada, 2) Professores motivados, 3) Estudantes participativos, 4) Envolvimento dos pais, 5) Funcionário não-docentes preparados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário