sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ipiaú: Sucuri é encontrada no Rio Água Branca no centro da cidade


Fotos: Giro em Ipiaú
O animal foi encontrado por operários de uma empresa de construção.(foto:Giro em Ipiaú)
Uma cobra Sucuri, ou sucuiuba -como é popularmente conhecida na região-, com aproximadamente sete metros foi vista na tarde desta quinta-feira,18, por volta das 14 horas, na margem do Rio Água Branca, próximo à ponte de acesso ao Colégio Santo Agostinho. O animal se encontrava exatamente no local onde vem sendo realizada uma obra de esgotamento sanitário. Rogério dos Santos Reis, um dos operários da obra, roçava o matagal à margem do rio quando presenciou um corpo estranho que ele pensou que fosse um pneu de carro mas quando examinou com atenção constatou ser uma grande serpente.
Um grito de alerta do operário despertou a curiosidade de populares. Em poucos minutos dezenas de pessoas se aproximaram do local e puderam ver parte do corpo do réptil. A reportagem do Giro em Ipiaú também esteve na área, registrou a cena, e manteve contato com o pessoal que atua no setor de Meio Ambiente da Mirabela. Os técnicos da empresa alegaram que não tinham permissão para atuar fora do âmbito da mina. Contatos também foram tentados com o Grupo Ecológico Papamel. Infelizmente nenhum dos ambientalistas da entidade foi encontrado. A Policia Militar se deslocou até o local onde estava a cobra, entretanto na pode fazer no sentido de capturar o animal.
A serpente fugiu após um popular tentar captura-la (Foto:Giro em Ipiaú)
Antes que chegasse um especialista em captura de animais silvestres, um popular, inadvertidamente, tentou laçar a cobra que adentrou no matagal. O vigia noturno do canteiro de obra da empresa QG Construtora, conhecido pelo apelido de Val, informou que nas últimas semanas tem visto a serpente nesse trecho do rio. A  área fica bem próximo ao quintal da residência do prefeito Deraldino Araújo e  pode estar servindo de morada para a sucuiuba. Nas imediações existem criatórios de galinhas e isso pode ser um atrativo para a aproximação das grandes serpentes.   
Tem sido frequentes os casos de aparição de sucuiubas e jiboias  em áreas urbanas do município de Ipiaú, especialmente nas margens  do Rio das Contas e Rio Água Branca. No ultimo dia 5 de julho o comerciante Bruno Rialli encontrou  uma  Sucuiuba com aproximadamente dois metros e meio de comprimento no interior do seu estabelecimento comercial. 
 Grande Porte
A Sucuiuba, Sucuri, Sucuiú ou Anaconda é uma serpente de grande porte, chegando até 11,60m, sendo considerada a maior serpente do mundo em tamanho e peso. Pupilas verticais, dentição áglifa e não-peçonhenta. O colorido de fundo é o pardo-azeitona, com pares de ocelos escuros sobre o dorso, com manchas muito irregulares; possui faixas postoculares bem marcantes; às vezes, são encontrados exemplares totalmente cobertos por algas verdes, o que ajudaria na camuflagem. Na Bahia, nunca foi registrada sucuri com tamanho superior a 07 metros, porém são comuns animais de 2 a 4 metros,  são criaturas aquáticas, que vivem à margem de rios na Mata Atlântica.
(Giro/José Américo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário