sábado, 14 de janeiro de 2012

Luislinda Valois recebe Medalha do Mérito Judiciário


Não foram oito anos. Foram mais de cinco séculos de espera por este momento. Em sessão solene realizada no Tribunal de Justiça da Bahia, a desembargadora Luislinda Dias de Valois Santos recebeu, no fim da tarde desta sexta-feira (13), a Medalha do Mérito Judiciário e o diploma correspondente, em um auditório majoritariamente negro. A magistrada, promovida no dia 19 de dezembro de 2011, é a primeira desembargadora negra do Brasil.

A Medalha do Mérito Judiciário, instituída em 1983, homenageia personalidades nacionais e estrangeiras por seus méritos e relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário.

Emocionada, Luislinda Valois recebeu a condecoração ao lado de seu filho, da sua irmã e do seu neto. “Temos que deixar o passado para trás e comemorar este novo momento. Fico muito feliz em servir como uma referência para o povo negro. Nós somos capazes e espero que a minha nomeação como desembargadora abra porta e estimule os afrodescendentes do nosso Estado”, afirma a nova desembargadora.
A necessidade de dar oportunidades para que os afrodescendentes apareçam e desenvolvam suas potencialidades foi destacada pelo promotor de Justiça de Sergipe, Luis Fausto Valois, filho da homenageada. “Não é um orgulho somente para a minha família. É um momento único. É um marco histórico que deve ser comemorado por todos os brasileiros, sobretudo, por nós afrodescendentes”, declarou.

Antes da entrega da medalha e do diploma, ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, parabenizou a homenageada e também destacou a importância do momento para a população negra da Bahia. “É um reconhecimento pela brilhante trajetória e serve de estimulo para mais jovens negros estudarem Direito”, concluiu.

Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário