Água para os moradores do Tércia Borges, só no chafariz instalado ao lado do antigo lixão

Água para os moradores do Tércia Borges, só no chafariz instalado ao lado do antigo lixão

Distante das especulações sobre a riqueza gerada pela mineração na região de Ipiaú, o bairro Tércia Borges, onde funcionava o antigo lixão da cidade, continua servindo de parâmetro para a verdadeira realidade do município, onde poucos tem acesso a tudo e muitos não tem acesso a nada.

Esta realidade pôde ser constatada pela reportagem do IPIAU ON LINE que ouviu dos moradores relatos de gente que sobe e desce a ladeira com lata d’água na cabeça, repetindo cenas que estavam até esquecidas da memória dos brasileiros. ‘A Embasa falou pra gente que não botava água aqui porque o povo não tem condição de pagar’, disse um morador que preferiu não ser identificado.

Os moradores do Tércia Borges, uma extensão do bairro Santa Rita, se abastecem de água em um bebedouro público denominado “chafariz”, que foi instalado ao lado do que sobrou do antigo lixão. Em volta do chafariz é comum encontrar-se absorventes íntimos e preservativos usados, fezes humanas e de animais. Também acontecem com frequência brigas entre moradores por causa de água, já que o precioso líquido chega até a caixa por tempo limitado. ” Já teve até gente cortada de facão por causa de água aqui”, contou uma moradora.

Não há posto de saúde, nem escola por lá. Aguarda pela inauguração uma creche que foi construída na atual administração do município. ‘ Eles tinham que ter consultado a gente antes de fazer creche. O que a gente precisa aqui é de escola porque nossos filhos tem que descer a ladeira, muitas vezes no meio da lama, para estudar em Ipiaú. Uma criança foi até atropelada e morreu no ano passado quando ia para a escola”, comentou a pastora Silvana, que demonstrou indignação ao lembrar que muitas promessas foram feitas na época da política. ‘ Depois esquecem. Parece que para eles nem mora gente aqui”, lamentou ela.