sábado, 5 de janeiro de 2013

HGPV reduz taxa de mortalidade neonatal





HGPV investe no atendimento neonatal. Foto: internet
HGPV investe no atendimento neonatal. Foto: internet
O Prado Valadares demonstrou melhoria da qualidade na assistência ao parto e nascimento no decorrer dos últimos anos. De 2009 para 2012 a redução da mortalidade neonatal no HGPV caiu de 23,1 para 15,0 por mil nascidos vivo, e pontuou uma redução da taxa em 35% no período.
O resultado é muito positivo e mostra que as equipes da maternidade e berçário de cuidados intermediários do HGPV têm conseguido bom desempenho.
De acordo com o diretor geral do HGPV, Gilmar Vasconcelos, esta redução supera com folga a meta anual proposta pelo Ministério da Saúde, no Pacto Pela Redução da Mortalidade Infantil, que é de 5% ao ano. “Este desempenho está diretamente relacionado à melhoria da estrutura física, de equipamentos e ampliação do quadro de profissionais de saúde com educação permanente, proporcionado pelo governo da Bahia através da SESAB”, conclui.
A coordenadora de enfermagem da Maternidade do HGPV, Claudia Tetê, disse que a mortalidade neonatal é um importante indicador para medir a qualidade da assistência e o acesso da mulher e da criança aos serviços de saúde durante a gestação, parto e puerpério. “Além desses fatores, a mortalidade neonatal também está associada à educação, ao padrão de renda familiar, à oferta de água tratada e esgotamento sanitário, ao grau de informação das mães, bem como a faixa etária na gestação”, explicou a coordenadora.
Todos os óbitos perinatais, infantis e maternos ocorridos no HGPV são notificados e investigados pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) em parceria com a maternidade e berçário, de forma oportuna, nas primeiras 12 horas.
O Hospital Prado Valadares faz parte da rede nacional de hospitais de referência em Vigilância Epidemiológica no âmbito hospitalar, seu credenciamento foi publicado no Diário Oficial da União através da portaria 2.332, de 06 de outubro de 2009.
- Fonte: HGPV

Nenhum comentário:

Postar um comentário