sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Russos vão explorar minérios raros encontrados na Bahia

A mina foi encontrada no Oeste baiano. Um grupo de altos executivos da Rússia aportam no início da semana no gabinete do governador Jaques Wagner (PT), depois de vasculhar as minas de metais raros que o ex-rei da soja Olacyr de Moraes tem no Oeste baiano. A conversa com o petista tem como horizonte a montagem de uma megaoperação até 2014, voltada para explorar e distribuir três minérios caros, difíceis de serem encontrados e abundantes nas reservas que a Itaoeste, companhia de Olacyr, possui em Barreiras: escândio, tálio e lítio, largamente usados pela indústria de tecnologia de ponta, de aeronaves a baterias de telefones celulares. A depender da demanda de mercado, o preço do grama do trinca chega a superar, em até dez vezes, o do ouro. (Correio)

CGU aponta irregularidades no Bolsa Família

O benefício vai completar dez anos. A Controladoria Geral da União elaborou um relatório que revela falhas no cadastro e no controle de pagamentos de beneficiários do programa Bolsa Família. O benefício, que completa dez anos, apresenta irregularidades relacionadas à falta de ações de prefeituras que permitam que os beneficiados deixem a linha da pobreza. A CGU vem realizando auditorias no programa desde 2007, em cidades escolhidas através de sorteio. Foram visitadas 11.686 famílias e 2.920 escolas. Destas, 278 famílias tinham renda superior ao teto do benefício e 782 com evidências de possuírem uma segunda fonte de renda. Segundo o jornal Metro, o Ministério do Desenvolvimento Social afirmou que tomará as providências em relação às irregularidades. “O número de indícios apontados pela CGU é uma fração mínima do total do programa”, minimizou, o Ministério do Desenvolvimento em nota. (Política Livre)

Jitaúna: Jardim é recuperado após Ônibus colidir

Da Redação, Neilton Brito Antes. Depois. (Fotos: Jitaúna Em Dia) Um veiculo da empresa Cidade Sol de placa não anotada, que tinha colidido no jardim localizado no centro da cidade, na manhã da ultima sexta-feira dia 25. Foi restaurado por uma equipe da prefeitura Municipal de Jitaúna no decorrer desta semana. Na ocasião ninguém ficou ferido. O veiculo tinha colidido no jardim por volta das 09h40. A Policia Militar de Jitaúna foi até o local para verificar o ocorrido, mas segundo informações o veiculo não foi identificado. (Jitaúna Em Dia)

Governador Jaques Wagner visita Itajuipe neste sábado (2)

Da Redação, Neilton Brito O Governador da Bahia Jaques Wagner (PT) no próximo sábado (2) desembarca em solo itajuipense para inaugurar o Centro de Mamografia na Fundação Lourdes Lucas. O governador virá acompanhado do itajuipense Chefe de Gabinete, Edmon Lucas (PSB) A Fundação Lourdes Lucas presta relevantes serviços sociais ao município na área da saúde; cursos e artes. Embora não seja decisão do Governador, manifestantes devem chamar atenção de Wagner para implantação da Ufesba (Universidade Federal do Sul da Bahia) na Estação Joaquim Bahiana (BR 101- Itajuípe/Itabuna). A visita do governador deve ser rápida e pela parte da manhã. (Rede Brasil de Notícias )

Jitaúna: Representante do INEMA esclarece morte de peixes

Da Redação, Neilton Brito Peixes mortos no Rio das Contas deverão ser explicados em breve. (Foto: JED) Na manhã de terça-feira (29) por volta das 11hs00, o site Jitaúna Em Dia foi informado que centenas de peixes estavam descendo rios abaixo mortos de forma inexplicável. E nesta manhã de quinta-feira (31) fomos informados por Jorge Duque representante do INEMA – (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) lotado na região de Jequié, o mesmo afirma que os peixes do Rio das Contas em Jitaúna mortos no inicio da semana pode ter sido causado através do aumento da carga orgânica fazendo com que a agua fique sem oxigênio. Outro fator que contribuiu com a morte do cardume esta sendo atribuída ao lixo jogado, animais soltos e esgotos lançados no rio fatores que prejudicam também a população. Duque disse ainda que serão aguardadas novas analisem físicos e químicos para identificar o fato que causou revolta na cidade. (Jitaúna Em Dia)

Jitaúna: Secretaria de Agricultura e CTIMRC realizam reunião no CEVOG

Da Redação, Neilton Brito Cerca de 80 pessoas participaram da reunião realizada pela Secretaria de Agricultura. (Foto: Jitaúna Em Dia) Nesta quinta-feira, 31, esta sendo realizado uma Reunião do Conselho Municipal de politicas publicas em Jitaúna, para discutir temas relacionados ao município que passa por serias dificuldades no inicio deste ano. A reunião teve inicio as 8hs30 e terá fim ás 14hs00. O prefeito Edson Silva (PT), compareceu a reunião, conversou com os participantes das associações e com os organizadores da reunião, e segundo informações disse estar a disposição para ajudar e disse que o objetivo do governo municipal com relação à agricultura será uma das prioridades do seu governo. Participaram da reunião José Manoel, Mauriz Coque, Jorge Duque, representantes do legislativo Jitaunense e presidentes de associações. O secretário de Agricultura José Nery, presidiu a reunião e falando sobre a importância do Conselho, agradeceu a presença de todos e comentou sobre a politica municipal, falou-se também sobre o aterro sanitário e demais temas importantes para o município e região, e mostrou a Secretaria aberta a receber planos de projetos partindo dos agricultores: “Estamos abertos a receber ideias e projetos de todos, precisamos reunir bons planos que ajudem a agricultura familiar.” Disse o secretário. (Jitaúna Em Dia)