sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Jitaúna: Moradores e produtores rurais pedem melhorias nas estradas


Escrito por Neilton Brito


Estrada na região do Ribeirão da Mata (foto enviada por um leitor ao JED)
Quem mora na zona rural de Jitaúna vem sofrendo com um grande problema, a falta de investimentos nas estradas rurais. Com a chegada da política o abandono é visível, e quem vem sofrendo com isso são os moradores, que disseram ter reclamado por diversas vezes com a prefeitura que até o momento nada fizeram.
Os moradores da Região da Torre estão tendo que conviver diariamente com diversos problemas causados pelo péssimo estado de conservação da rodagem. Segundo, os moradores do local a via não recebe manutenção por parte da prefeitura há um bom tempo e por causa das últimas chuvas o estado da estrada está praticamente intransitável.
Devido a grande quantidade de buracos o tráfego pela estrada está comprometido, e como conseqüência carros que inclusive transportam alunos da região para o cidade, caminhões e até mesmo outros serviços ficam impossibilitados de trafegar pelo local.
Os moradores do local estiveram mostrando o caso a nossa equipe, a fim de constatar a veracidade do assunto e denunciar o descaso por parte da prefeitura de Jitaúna. O pior problema é quando chove, por que a estrada fica totalmente deteriorada, além disso, se chover as crianças praticamente não vão a escola o veiculo tem dificuldades de acesso – ressaltou a moradora em entrevista ao blog JItaúna Em Dia
Além dos diversos buracos existentes na via, outro grave problema é o mato alto e os mata-burros sempre com problemas e causando acidentes a preocupação e grande dos moradores. Para os moradores a prefeitura deveria ter uma equipe com máquinas, caminhões e funcionários que realizassem a manutenção periódica das estradas vicinais do município, permitindo assim, dar um pouco mais de conforto aos moradores da estrada da Torre, Palmeira, Rio Preto do Costa, Ribeirão da Mata e demais zonas rurais deste município. (Jitaúna Em Dia)

Violência: número de homicídios de mulheres continua a crescer





Violência contra a mulher não para. Foto: internet
Violência contra a mulher não para. Foto: internet
Neste mês de agosto foi divulgada a atualização do Mapa da Violência 2012, com informações sobre homicídios de mulheres no Brasil. O documento, de autoria de Julio Jacobo Waiselfisz com o apoio do Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos (Cebela) e da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso), foi produzido para somar esforços no enfrentamento à violência contra a mulher.
"O Mapa é um grito de alerta para as autoridades brasileiras. É uma forma de mostrar que o problema é mais grave do que o que se imaginava”, aponta o autor do documento.
O Mapa da Violência atualizado incorporou dados de homicídios e de atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), que no relatório anterior eram preliminares. O documento oferece informações de 1980 a 2010 sobre casos de assassinatos de mulheres, detalha a faixa etária das vítimas, os locais onde os crimes acontecem, os principais tipos de armas usadas e os estados brasileiros com as taxas mais elevadas de homicídios de mulheres.
Entre os dados mais relevantes, Jacobo destaca o crescimento dos assassinatos de mulheres após 2010. "Mecanismos como a Lei Maria da Penha ainda não estão dando o resultado pretendido. Os esforços ainda são insuficientes para estagnar a espiral de violência contra a mulher”, denuncia o autor do Mapa da Violência, apelando para que se redobrem os trabalhos e esforços.
A gravidade deste problema está marcada também no contexto internacional. Em uma lista com 84 países, o Brasil está em 7º lugar nas taxas de homicídio feminino (4,4 em 100 mil mulheres) e perde apenas para El Salvador (10,3), Trinidad e Tobago (7,9), Guatemala (7,9), Rússia (7,1), Colômbia (6,2) e Belize (4,6).
"Há uma falta de consciência com relação ao problema e existe ainda a tolerância institucional que torna a vítima culpada. Existem mecanismos que justificam os crimes contra as mulheres, como por exemplo, dizer que algumas mulheres se vestem como vadias e por isso acabam sendo estupradas. É como se uma dose de violência contra a mulher fosse aceitável e até necessário”, critica o autor do Mapa.
Mapa da Violência em números
A partir de dados do Sistema de Informações de Mortalidade, da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde - fonte básica para a elaboração do Mapa - registrou-se o assassinato de 92.100 mulheres no Brasil entre 1980 e 2010, 43,7 mil apenas na última década. O número de mortes em 1980 passou de 1.353 para 4.465 em 2010, cifras que representam aumento de 230%.
O Mapa mostra que as maiores taxas de vitimização de mulheres está no intervalo entre 15 e 29 anos, com ascendência para a faixa de 20 a 29, que é o que mais cresceu na década analisada. Já no grupo acima dos 30, a tendência foi de queda.
Estas mulheres continuam sendo vitimadas em sua residência (41%) e o principal instrumento utilizado são armas de fogo. Eles também são mortas com meios que exigem contato direto, como a utilização de objetos cortantes, penetrantes, contundentes e sufocação, deixando clara maior incidência de violência passional.
Os pais são identificados como agressores quase exclusivamente até os 9 anos das meninas e na faixa dos 10 aos 14, como principais responsáveis pelas agressões. A partir dos 10 anos, se sobressai a figura paterna como responsável pela agressão. Já com o passar dos anos, este papel vai sendo substituído pelo parceiro, namorado ou os respectivos ex, que predominam a partir dos 20 anos da mulher até os 59. A partir dos 60, os filhos são os responsáveis pela violência contra a mulher.
No Brasil, o Espírito Santo está no topo da lista de homicídios femininos. Sua taxa de 9,6 homicídios em cada 100 mil mulheres, mais que duplica a média nacional e quase quadruplica a taxa de Piauí, estado com o menor índice do país.
Vejo o Mapa da Violência na íntegra. CLIQUE AQUI.
Fonte: Adital

BA: Mãe de jovem que acusa a New Hit se diz ameaçada





Integrantes da banda New Hit foram acusados de estupro. Foto: Luiz Tito | Agência A TARDE
Integrantes da banda New Hit foram acusados de estupro. Foto: Luiz Tito | Agência A TARDE
"Eles cometem o crime e nós é que somos as criminosas". Foi com estas palavras que a mãe de uma das adolescentes que acusam componentes da banda New Hit de estupro falou, por telefone, sobre o drama vivenciado pela família desde a madrugada de domingo. Ela e os três filhos estão sem sair de casa - em um bairro simples de Itaberaba (a 267 km de Salvador) - por medo. Separada do pai das crianças, ela diz que constantemente recebe telefonemas ameaçadores. "Uma mulher falou que viria de Salvador matar as meninas, que eram responsáveis pela prisão dos bebês dela. Não estou trabalhando, e meus filhos não vão para a escola", contou ao A TARDE.
Comerciária, a mulher disse que a casa vive rodeada de pessoas que falam coisas terríveis e lembra que, quando soube do que aconteceu com a filha, entrou em desespero. "É uma sensação de impotência, porque não pude proteger a minha filha. Me sinto péssima", desabafou chorando.
Segundo a mãe, a garota, que acusa o vocalista Dudu, teria dito que, ao revelar que era virgem, ele deu risada. E, após cometer o abuso e ver como a jovem ficou, não permitiu que ninguém se aproximasse dela. "Ela diz que, quando ele viu que ela era mesmo virgem, mandou que elas fossem retiradas do ônibus. Ele tinha consciência do que estavam fazendo", disse.
A comerciária negou que a filha tivesse viajado sem autorização e afirmou que estava em Ruy Barbosa mas não a acompanhou atrás do trio porque é cardíaca. Amiga da filha, ela garante que a garota jamais entraria no ônibus para fazer sexo. "A levei à médica, segunda-feira, e foi confirmado que ela era virgem e sofreu violência. A coisa foi tão brutal que ainda existiam hematomas nas partes íntimas dela", declarou.
Transferência
Durante esta quarta-feira, 29, o clima foi de expectativa na delegacia de Ruy Barbosa (a 379 km de Salvador), onde familiares, produtores, advogados e fãs da New Hit aguardavam decisão do Judiciário sobre o destino dos nove músicos presos sob suspeita de estupro das duas adolescentes de 16 anos. Mas, até o início da noite, ainda não estava decidido se eles seriam transferidos para o Presídio Regional de Feira de Santana (a 108 km de Salvador) ou teriam acatado o pedido de liberdade provisória - impetrado pelo advogado do grupo, Cleber Andrade.
- Fonte: A tarde/ Uol

Itabuna: Polícia Militar realiza mega operação com mais de 300 policiais


Um helicóptero da polícia militar de Salvador dá apoio a operação.
Está sendo realizada em Itabuna, a  Operação Encore, envolvendo as policias civil, militar, Caerc e rodoviária. O objetivo é cumprir uma média de 150 mandados de prisão em diferentes bairros. Cerca de 325 homens estão nas ruas com o apoio de um helicóptero da Policia Militar que veio de Salvador especialmente para dar apoio a esta operação, que conta ainda com 60 viaturas da policia militar e 22 da civil. Dez delegados de todas a região estão reunidos neste momento no Complexo Policial de Itabuna, aguardando o material apreendido. Até agora, 300 pedras de crack, grande quantidade de maconha, cocaína e armas foram apreendidas nos bairros Pedro Jerônimo, Califórnia e Conceição, Mangabinha, entre outros. Várias prisões também foram efetivadas. A Operação é comandada pelo delegado Moisés Damasceno, da 6ª Coorpin e o Tenente Coronel Lemos do 15º Batalhão da Polícia Militar.
(Vermelhinho)

Ipiaú: População continua reclamando do barulho dos carros de som


A comunidade ipiauense continua reclamando da poluição sonora provocada pelos carros de som, principalmente os que fazem campanha política nesse período. O barulho constante e ensurdecedor tem irritado quem trabalha no comércio e moradores da cidade. Os comerciantes reclamam das dificuldades para se falar ao telefone e de conversar com os clientes. “Não fica cinco minutos sem passar um carro de som aqui, é barulho a todo o momento, estou quase ficando louca”, disse a vendedora de uma loja de eletrodomésticos na Rua Dois de Julho. Perturbação sonora é crime previsto na Lei de Contravenções Penais e pode ser denunciado nos juizados especiais criminais e ao Ministério Público, e Polícia Militar. Infelizmente, a poluição sonora é mais do que um problema, passa pela educação e conscientização do cidadão, que deve respeitar o direito dos outros, para também ser respeitado.
(Giro em Ipiaú)

GOVERNO FIXA SALÁRIO MÍNIMO DE 2013 EM R$ 670,95




http://ujs.org.br/portal/wp-content/uploads/2012/07/salariominimo.jpg
O Ministério do Planejamento fixou em R$ 670,95 o valor do salário mínimo a partir de janeiro de 2013. Essa é a proposta que o governo federal incluiu no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) enviado hoje (30) ao Congresso Nacional. O novo valor é 7,9% maior que os R$ 622 pagos atualmente.
A Ploa traz a previsão de gastos do governo para o próximo ano. O novo valor do mínimo passa a ser pago a partir de fevereiro, referente ao mês de janeiro. O reajuste inclui a variação de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2011 e a estimativa de que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) previsto para o ano de 5%.
A estimativa do governo é que cada R$ 1 de avanço no mínimo gerem despesas de R$ 308 milhões ao governo. Com isso, o aumento de R$ 48 concedido pelo governo causará impacto de cerca de R$ 15,1 bilhões aos cofres públicos.
O INPC é o índice utilizado nas negociações salariais dos sindicatos e faz parte do acordo de evolução do salário mínimo fechado entre governo e centrais sindicais. Informações da Agência Brasil.
https://feedads.g.doubleclick.net/%7Ea/cpSpVURXwP2TtIi6jf3PGWvr3a8/Z5tdPX2fCfdU637JxJiV8esD4GY/1/pi
http://feeds.feedburner.com/%7Er/blognoticiasdeipiau/%7E4/3PnlGyUdBb8?utm_source=feedburner&utm_medium=email

DECISÃO DO TRE-BA DEFERE REGISTRO DE CANDIDATO QUE TEVE CONTAS REJEITADAS PELA CÂMARA



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaGqlVOZW9pSlzXnIhlKgZB-nTs1I5FZ51HpvEz-4GCqYAtnDafmzkTHTmDdVBfko-czuBajCCP2ZmEWHD_VHcsO8cm_PqIyRr_-3xZSW2DiqMuYMmw5u7J5zsmEtjRY72sdFCTpmgc-M/s400/Logo_TRE_Justica.jpgUma decisão do Tribunal Regional Eleitoral baiano desconsiderou a reprovação de contas pela Câmara de Vereadores. Foi durante o julgamento do caso do prefeito de Lençóis, Marcos Airton Alves de Araújo, do PRB, que teve uma das contas, relativa ao exercício de 2009, aprovada pelo TCM, mas reprovada pela Câmara Municipal.
Com reprovação pelo legislativo, Marcos Airton teve o registro de candidatura indeferido em primeira instância, assim como o vice, Felipe Sá Dourado Santos. O prefeito recorreu ao TRE e conseguiu reverter a decisão em primeiro grau.
O relator do processo de Marcos Airton, juiz Cássio Miranda, votou pelo deferimento do registro tanto do candidato como do vice, pois a conta foi aprovada pelo TCM em análise técnico-jurídica.
A sentença do Tribunal Regional Eleitoral cita que não havia, no parecer rejeitado pela Câmara Municipal, atos dolosos de improbidade administrativa nem vício insanável para justificar o indeferimento. Com informações do Bahia Notícias


http://feeds.feedburner.com/%7Er/blognoticiasdeipiau/%7E4/syjF48Pr1PA?utm_source=feedburner&utm_medium=email

ITABUNA REGISTRA 5,8 MIL CASOS DE DENGUE



http://www.pimenta.blog.br/wp-content/uploads/tanque-descoberto-dengue-itabuna-300x225.jpg
Vigilância Epidemiológica da Bahia revela que Itabuna acumula 5,8 mil casos de dengue clássica em 2012 e os jovens na faixa etária dos 15 aos 19 anos são as maiores vítimas do mosquito Aedes aegypti. Idosos de 60 a 70 anos formam o universo onde ocorre menor número de casos.
O município registrou também oito casos confirmados de dengue hemorrágica e duas mortes. O maior número de notificações é registrado no Califórnia, 447 no total, seguido pelo vizinho Fátima, com 438 vítimas.
A estimativa é de que o município tenha 10 mil subnotificações (casos não informado ao sistema de saúde). Com informações da A Região.

DE “SENTA COM VONTADE” A “BOTA COM RAIVA”: UM ROSÁRIO DE IMBECILIDADES




http://www.pimenta.blog.br/wp-content/uploads/celina-artigo.jpgEnquanto vemos a mídia alardear a notícia de que nove integrantes de uma banda de pagode de Salvador estupraram duas menores (uma delas virgem), no pequeno município de Ruy Barbosa, oeste baiano, também aflora uma infinidade de inevitáveis reflexões. A primeira delas é sobre a concepção que se constrói da mulher, sobretudo entre adolescentes e jovens cuja personalidade ainda esteja em formação.

Dá asco só de imaginar a seguinte cena: dois jovens “músicos” estavam dentro do banheiro covardemente violentando as meninas, ao passo que os outros sete aguardavam sua vez fazendo batucada e entoando o côro apregoado pelo hit de outra banda da capital: “bota com raiva/ bota com raiva/ bota com raiva/ botaaaa…”.

Durante o revezamento, os colegas caprichavam na percussão, cantando o principal sucesso daquele grupo: “ela senta, senta, senta/ senta, senta com vontade”. Deplorável! Porque, segundo depoimento prestado à polícia, as garotas não o fizeram por vontade. Aliás, por terem apenas 16 anos, legalmente falando, elas sequer poderiam decidir sobre tal ato.

É preocupante saber que tantos meninos – e também meninas – têm incutida em seu imaginário a visão da mulher como mero objeto sexual, reles pedaço de carne. Lamentável imaginar que um garoto de 13 anos pode olhar para uma gatinha da mesma idade e, de forma bastante crua, pensar: “se essa ‘nêga’ me der mole, eu esculacho!”.

O ideal da fêmea como objeto a ser devorado não permite que o garoto saiba que ela conquistou o mesmo direito de ter prazer que ele sempre teve. Nesse sentido, quem apenas quer que a garota lhe “dê a patinha” não deve ter noção de uma regra básica que diferencia o homem do menino: para usar uma expressão bem soteropolitana, ele só é o “miseravão da ladeira” quando consegue que a sua parceira também chegue ao clímax.

Olhando sob um prisma macro, sabemos que o Brasil tem a primeira mulher presidente da República, a primeira mulher ocupando a presidência da Petrobras; elas também são maioria no número de aprovados em concursos e no ingresso em universidades. Esse é o ponto positivo.

Por outro lado, essa batalha de gênero parece ainda engatinhar quando, 90 anos depois, ainda existem homens querendo apenas uma fêmea que obedeça quando ele ordena, a la Coronel Jesuíno: “deite, que hoje eu quero lhe usar”. A forma é outra, é claro, mas o ideal de dominação é equivalente. Para onde vamos? Que formato terão as futuras famílias?

Perdoem-me se a indignação fez o texto descambar para a rota da “guerra dos sexos”. Esse, definitivamente, não é o norte do necessário respeito mútuo e da tão desejada igualdade de direitos entre homens e mulheres. Uma coisa é certa: o roteiro não passa pelo falso ideal plantado por outro hit que diz: “mulher é que nem lata/ um chuta e o outro cata”.

*Celina Santos é chefe de redação do Diário Bahia.